Notícias
HC-UFTM promove oficina sobre pesquisa e inovação para estudantes de Biologia
O Hospital de Clínicas da UFTM, vinculado à Rede Ebserh, realizou, nesta terça-feira (09), a oficina “Pesquisa e Inovação no HC-UFTM sob a perspectiva ESG (Environmental, Social and Governance — em português, Ambiental, Social e Governança)”, conduzida por Luciano Henrique Paiva, Fernanda Camargo e Jordana Moreira, para alunos do curso de Ciências Biológicas da UFTM. A atividade integrou a programação da X Semana da Biologia UFTM e faz parte das metas do Plano Diretor Estratégico do HC.
Durante a abertura, Fernanda Carolina, enfermeira epidemiologista, destacou que o HC-UFTM vive um momento de transformação, alinhado às demandas sociais, tecnológicas e ambientais. Ela explicou que o planejamento estratégico está voltado para “levar o hospital a novos rumos” e que a integração com a academia é essencial para construir respostas mais inovadoras e sustentáveis.
Jordana Moreira, chefe da Unidade de Nutrição Clínica do HC, ressaltou que o projeto de pesquisa e inovação vem sendo desenvolvido para fortalecer práticas que envolvam diferentes áreas do hospital. A oficina, segundo ela, é uma oportunidade para que os estudantes contribuam com ideias e percepções que irão compor o projeto.
O biólogo, Luciano Henrique Paiva, com longa trajetória no hospital e atuação em gestão ambiental, reforçou a importância de aproximar futuros profissionais do campo da pesquisa em saúde. Ele ressaltou que a área oferece oportunidades muito além do laboratório clínico, destacando o potencial da biologia em temas ambientais, tecnológicos e de inovação dentro de hospitais.
A oficina seguiu a metodologia 4Cs (Cases, Curiosities, Connections, Challenges), estimulando interação e construção coletiva. Os estudantes puderam compartilhar expectativas sobre o papel da pesquisa no HC-UFTM, analisar casos e propor ideias para superar desafios na área de pesquisa no ambiente hospitalar.
O encontro marcou o início de um ciclo de aproximação entre o hospital e estudantes de diferentes cursos da UFTM, além da área da saúde, com a expectativa de que novas atividades e parcerias sejam desenvolvidas ao longo do projeto.