Notícias
SUSTENTABILIDADE
HC-UFTM discute parceria com o grupo PET Conexões de Saberes - Ciências da Natureza e Matemática da UFTM
O Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (HC-UFTM), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), recebeu, na primeira semana de fevereiro, o grupo Programa de Educação Tutorial (PET) Conexões de Saberes - Ciências da Natureza e Matemática da UFTM, para discutir a construção de parceria voltada ao desenvolvimento de ações de sustentabilidade no ambiente hospitalar. O grupo é formado por acadêmicos dos cursos de Matemática, Física, Química e Ciências Biológicas, e atua de forma interdisciplinar, integrando ensino, pesquisa e extensão.
A Unidade de Gestão da Inovação Tecnológica em Saúde, em articulação com a Unidade de Gestão da Pesquisa do HC-UFTM, coordenada pela Priscila Salge Mauad Rodrigues tem realizado busca ativa de demandas institucionais relacionadas à pesquisa, inovação e sustentabilidade. A partir desse levantamento, foram estabelecidas estratégias de aproximação com institutos, cursos e pesquisadores da UFTM com potencial interesse e expertise nos temas identificados, visando à construção de parcerias interdisciplinares e ao desenvolvimento de projetos aplicados às necessidades institucionais.
Nesse contexto, foi realizada apresentação das demandas relacionadas à sustentabilidade ao curso de Ciências Biológicas da UFTM, em conjunto com o Setor de Hotelaria do hospital, representado pelo colaborador Luciano Paiva. Como desdobramento desse contato, houve aproximação com o PET Conexões de Saberes – Ciências da Natureza e Matemática, além do fortalecimento da parceria já estabelecida com o professor Alberto Lopo Montalvão Neto, que desenvolverá a pesquisa intitulada “Conhecimentos, atitudes e práticas de educação ambiental em ambiente hospitalar: contribuições para o desenvolvimento de práticas sustentáveis no HC-UFTM”.
“No encontro realizado no dia 2 de fevereiro, foram discutidas ações voltadas à promoção da conscientização ambiental e ao estímulo de práticas sustentáveis e responsáveis entre estudantes, trabalhadores da saúde e demais públicos que circulam pela instituição. Destacou-se o potencial de integração dessas iniciativas às rotinas assistenciais e administrativas, com enfoque na educação ambiental em saúde”, afirma Maria Paula Custodio Silva, chefe da Unidade de Gestão da Inovação Tecnológica em Saúde no HC-UFTM.
O PET já desenvolve projetos consolidados na área de sustentabilidade, entre os quais se destaca o projeto “A Cidade Fala: o clima nosso de cada dia”, que aborda as mudanças climáticas em suas múltiplas dimensões, com ênfase na educação ambiental e na formação crítica da comunidade acadêmica.
“Diante da expertise do grupo nessas temáticas, a intenção institucional é fomentar o desenvolvimento de ações estruturadas no ambiente hospitalar, alinhadas aos princípios da sustentabilidade, à educação ambiental e à promoção da saúde, contribuindo para a consolidação de uma cultura organizacional ambientalmente responsável no HC-UFTM”, finalizou Maria Paula.
Rede Ebserh
O HC-UFTM faz parte da Rede Ebserh desde 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Redação: Pollyana Freitas
Coordenadoria de Comunicação Social/Ebserh