Notícias
PESQUISA
Estudo realizado no HC-UFTM é premiado em congresso multidisciplinar em saúde esportiva
Com o intuito de avaliar e apresentar o Programa de Recondicionamento Físico (PRF), o Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (HC-UFTM), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), realizou um estudo e apresentou no 1º Congresso Multidisciplinar em Saúde Esportiva (COMSE) da Universidade Federal de Viçosa (UFV). O evento foi realizado nos dias 4 e 5 de novembro, no auditório do Departamento de Engenharia Florestal, do campus Viçosa e abordou temas relacionados a treinamento resistivo, saúde e performance física.
Mais de 150 resumos foram enviados para o congresso. O estudo realizado pelos profissionais do HC-UFTM, intitulado "Avaliação da Eficácia e Efetividade do Programa de Recondicionamento Físico no atendimento de pacientes em um hospital universitário”, foi premiado como um dos melhores trabalhos.
Os autores envolvidos no trabalho são os preceptores Valter Paulo Neves Miranda e Naruna Pereira Rocha, juntamente com residentes da residência Multiprofissional da Educação Física e discentes bolsistas de Iniciação Cientifica e Tecnológica (Ebserh/GEP/HC-UFTM) Júlia Aigo de Souza Ribeiro, Nathália Lustosa Ferreira Silvestrini e Anna Laura Gomides Silva.
A pesquisa
Segundo a resolução nº 391 de 2020, o Profissional de Educação Física possui formação para intervir em contextos hospitalares, em níveis de atenção primária, secundária e/ou terciária em saúde, dentro da estrutura hierarquizada preconizada pelo Ministério da Saúde e considerando o Sistema Único de Saúde (SUS). No entanto, a atuação do profissional de educação física na “Atenção intra-hospitalar” ainda é recente, não havendo evidências e informações padronizadas na assistência aos pacientes.
Por isso, o estudo trata-se de uma avaliação do Programa de Recondicionamento Físico do HC-UFTM, que usa como estratégia o método AMPARO - Avaliação Multidimensional, Planejamento, Atuação, Reavaliação e Orientação das capacidades físicas relacionadas à saúde, aptidão funcional e saúde psicoemocional dos pacientes. Além disso, manter, preservar e aprimorar o estado de saúde geral e bem-estar desses pacientes, por meio de atividades e exercícios físicos.
De acordo com o profissional de educação física Valter Paulo Neves Miranda, a importância da seleção e premiação do estudo se dá pela divulgação da atuação da Educação Física dentro de um Hospital Universitário da Rede Pública, gerenciado pela Ebserh. “Além disso, a pesquisa permite a união com o Ensino e assistência. Mais de 60 pacientes já foram beneficiados com o Programa de Recondicionamento Físico. Sem contar que, a Educação Física do HC-UFTM, recebe pacientes de outras especialidades da Unidade Multiprofissional para continuar o processo de recuperação, com foco no aprimoramento das capacidades físicas relacionada à saúde”, afirma.
Valter também destaca que o Programa de Recondicionamento Físico e o uso do método AMPARO é inovador. “Por isso, a divulgação em eventos científicos é essencial para compartilhar com profissionais e a comunidade acadêmica o que vem sendo desenvolvido pela Educação Física do HC-UFTM”, enfatiza.
Sobre a Ebserh
O HC-UFTM faz parte da Rede Ebserh desde novembro de 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) foi criada em 2011 e, atualmente, administra 41 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Por Paulina Oliveira
Coordenadoria de Comunicação Social/Ebserh