Notícias
Apresentados os resultados do Mapeamento Psicossocial do HC-UFTM
Em reunião realizada na última quarta-feira (19), o psicólogo organizacional do HC-UFTM, Rafael Jordão, apresentou aos gestores do Hospital de Clínicas da UFTM (HC-UFTM) o resultado do Mapeamento Psicossocial do Hospital, com levantamento de dados realizado nos meses de agosto e setembro de 2024. O mapeamento visa a verificação de fatores de risco e proteção psicossocial em cada unidade do HC-UFTM, conforme estabelecido no texto atualizado da Norma Regulamentadora nº 1 (NR-1), aprovado em 27 de agosto de 2024 pela Portaria nº 1419.
Riscos (e proteções) psicossociais no trabalho são fatores eminentes aos quais os trabalhadores estão sujeitos e podem sofrer influência de questões pessoais. Segundo a resolução nº 2/2022 do Conselho Federal de Psicologia (CFP) uma avaliação de riscos psicossociais deve investigar aspectos como: características pessoais, psicológicas, ocupacionais e sociais do trabalhador; atividade, ambiente e condições de trabalho. E ainda, questões como sono, uso de medicamentos, álcool, cigarro e outras substâncias psicoativas e interferências externas ao trabalho.
A apresentação dos dados obtidos foi feita por divisão tripartida, assumindo interpretação “semáforo”, onde verde (situação favorável para a saúde), amarelo (situação intermédia) e vermelho (situação de risco). (Veja os gráficos abaixo)
De acordo com o psicólogo organizacional, Rafael Jordão, os dados obtidos servirão como norteadores de ações setoriais de prevenção e setores com baixa taxa de resposta serão revisitados.
