Notícias
PLANEJAMENTO
HC-UFMG apresenta Plano Diretor Estratégico para os próximos anos
Belo Horizonte (MG) – O Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Minas Gerais (HC-UFMG), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), promoveu, nesta quarta-feira (21), o IX Seminário do Plano Diretor Estratégico (PDE) para o período de 2024 a 2028. O documento, elaborado com a participação e colaboração de mais de 600 pessoas foi aprovado pela comunidade e já está publicado no site institucional (Clique aqui). A atividade integrou a programação comemorativa pelos 96 anos da instituição.
Na abertura do evento, o presidente em exercício da Ebserh, Daniel Beltrammi, destacou que o planejamento estratégico precisa ser elaborado para atender demandas e que o desafio vai além de cuidar das pessoas. “É uma estratégia que envolve também educar, produzir capital, inovação e patentes para o nosso país”. Também enfatizou que “planejar não é um ato burocrático, não é apenas uma lição de casa. É colocar todo o nosso potencial a serviço de um propósito maior”.
O gestor destacou que a Rede Ebserh: conta com mais de 9 mil leitos hospitalares à disposição da população brasileira, realizando anualmente 203,5 mil cirurgias e quase 6,5 milhões de consultas. “Temos 55 mil alunos de graduação, além de mais de 8,5 mil residentes e um robusto programa de licenciamento das profissões da saúde em 45 hospitais universitários federais”, complementou.
Para o superintendente do HC-UFMG, Alexandre Rodrigues Ferreira, “Falamos de um ciclo de quatro anos, que são longos anos de dedicação e construção coletiva”. Ele enfatizou que, sem essa colaboração, o sucesso seria difícil de alcançar: “Todos precisam agir, participar e se envolver, pois nossa missão é clara”.
Ele também ressalta que o HC-UFMG é “100% SUS e que nossa responsabilidade vai além da assistência de qualidade. Estamos comprometidos com a formação de profissionais não apenas na área da saúde, mas em diversas outras áreas, como Direito e Arquitetura, que também têm espaço para estágios e desenvolvimento profissional”.
O HC-UFMG é um hospital universitário federal, público e geral, que atende média e alta complexidade pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Além disso, atua no desenvolvimento de pesquisas, na produção e incorporação de tecnologia na área da saúde, bem como na formação de profissionais, sendo campo de estágio para os cursos de saúde da UFMG.
Para a Diretora de Gestão de Pessoas da Ebserh, Luciana de Gouvêa, a parceria da Rede Ebserh com as universidades federais consolida-se cada vez mais como “uma estratégia de qualificação e fortalecimento dos hospitais universitários no SUS, além da formação de recursos humanos, geração de conhecimento e inovação para todo o Brasil e além”.
O PDE busca estar alinhado às diretrizes do SUS e do Mapa Estratégico da Ebserh. A visão para o próximo ciclo estratégico é “Consolidar-se como uma rede de hospitais universitários de excelência para o SUS”. Durante o Seminário, foi apresentado o percurso de construção do documento, destacando os avanços e os desafios da edição anterior, bem como identificando os macroproblemas a serem enfrentados, como a fragmentação do cuidado ao paciente e a necessidade de uma cultura organizacional que priorize processos e resultados.
O evento contou com a participação de diretoras da Escola de Enfermagem/UFMG, Sônia Maria Soares, da Faculdade de Medicina/UFMG, Alamanda Kfouri Pereira. Além de gestores e profissionais do HC, bem como docentes e acadêmicos, também estiveram presentes os representantes dos sindicatos Sindsep e Sindifes-BH, conselheiros do Conselho de Saúde e do Conselho Diretor do Hospital.
Projetos estratégicos para o HC-UFMG no período 2024-2028
Em seu Mapa Estratégico, a Ebserh estabeleceu eixos que orientam a organização dos objetivos e visam contribuir para os serviços ofertados em suas 45 unidades hospitalares, dentre elas o HC-UFMG. Cada eixo foi desdobrado em um ou mais projetos específicos, com gerentes responsáveis, modelo de monitoramento e avaliação contínua. Confira:
No pilar Assistência, destacam-se os projetos “Linha do Cuidado Oncológico”, que busca garantir acesso à propedêutica de imagem e resultados em até 30 dias para pacientes oncológicos, e o “Incremento das Cirurgias” que ampliará o número de cirurgias e a eficiência do Bloco Cirúrgico, reduzindo o tempo de espera dos pacientes.
No pilar Ensino, o projeto “Qualificação Permanente de Preceptores e reconhecimento da inserção do docente no HC-UFMG/Ebserh” busca melhorar a formação e o reconhecimento de preceptores e docentes de graduação e pós-graduação. Já o pilar Pesquisa traz o projeto “Pesquisa de Todos para Todos”, que objetiva aumentar a visibilidade e a valorização das pesquisas acadêmicas, clínicas e de inovação.
Em relação ao pilar Responsabilidade Ambiental, Social e Governança, o projeto “Cultura e Prática de ESG” (do inglês: Environmental, Social and Governance), visa desenvolver, aplicar e fortalecer boas práticas de sustentabilidade, responsabilidade social e acessibilidade.
O pilar Desenvolvimento Institucional conta com o projeto “Estruturação do Hospital para Inovação Tecnológica”, que busca agregar melhorias e eficiência aos processos assistenciais e administrativos por meio de reestruturação da infraestrutura da rede de dados do Hospital.
No pilar Sustentabilidade Financeira, o projeto “Rastreabilidade e Eficiência na Utilização de Insumos e Gestão de Contratos” tem como meta reduzir desperdícios e melhorar a gestão de contratos e insumos. Outro projeto é “Qualificação do Faturamento de Procedimentos Ambulatoriais de Alto Custo”, que busca assegurar que procedimentos de alto custo sejam faturados.
No pilar Desenvolvimento do Trabalhador estão o “Programa Integrativo de Promoção de Saúde e Valorização do Trabalhado”, voltado para promover a qualidade de vida e o bem-estar dos trabalhadores; e o “Programa Integrado de Educação Permanente” para implementar um plano de educação contínua para os trabalhadores.
Após a aprovação do PDE 2024-2028, os participantes puderam assistir a um vídeo comemorativo do aniversário de 96 anos do HC-UFMG, produzido pelos bolsistas acadêmicos de graduação e na sequência, assinaram um painel reafirmando seus compromissos de contribuir para o Hospital alcançar a sua visão de "consolidar-se como uma rede de hospitais universitários de excelência para o SUS."
Sobre a Ebserh
O HC-UFMG faz parte da Rede Ebserh desde julho de 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
Por Andreia Pires, com revisão de Danielle Campos
Apoio e fotos: Manuela Pereira/UNIIE 2 e Maria Valdirene Martins/HC-UFMG
Coordenadoria de Comunicação Social/Ebserh
Tags: #hc-ufmg, #pde, #saúde pública, #assistência, #ensino, #pesquisa, #inovação



