Notícias
EMPODERAMENTO
Projeto fomenta o trabalho artesanal de pacientes e acompanhantes da hemodiálise
Belo Horizonte (MG) – Artesanato, comidas da roça, doces caseiros, biscoitos, quitandas e mudas de plantas e flores foram expostos, nesta sexta-feira (3), na Praça do Encontro, localizada no estacionamento do Campus Saúde da UFMG, durante a 2ª Feira Solidária da Hemodiálise do Hospital das Clínicas da UFMG/Ebserh. Os produtos foram desenvolvidos por pacientes e acompanhantes de crianças e adolescentes que realizam terapia renal no hospital. Ao todo, cerca de sete pessoas participaram da feira.
A iniciativa busca valorizar e fomentar o trabalho artesanal dessas pessoas durante o tratamento, além de contribuir para a promoção de uma nova cultura de consumo baseada na solidariedade e fortalecimento de uma economia local. Além disso, é a oportunidade de promover um espaço de geração de renda, já que dentro do HC-UFMG não é possível comercializar produtos.
A aposentada Líbia Cristina Pereira é paciente da Unidade de Hemodiálise do HC-UFMG há 4 anos. “Sou artesã, trabalhava antes de começar a hemodiálise. Depois, como a gente aposenta, não tem como mais trabalhar. É muito gratificante essa oportunidade, tanto para a questão pessoal, para a gente se sentir bem, quanto para a questão financeira, que é um auxílio para ajudar mais dentro de casa”, disse.
A assistente social da Unidade Multiprofissional e organizadora do evento, Juliana Keiko, explica que, na avaliação que a equipe faz dos pacientes e do seu grupo familiar, percebe questões sociais e ambientais que acabam interferindo diretamente no tratamento. “Dentre elas temos a questão da renda, da alfabetização, do grau de instrução, profissionalização. Por isso, estamos sempre buscando iniciativas de melhorias desses aspectos e dimensões da vida, que sabemos que também compreendem as várias dimensões que compõem a saúde”, afirmou.
Ainda segundo Juliana, esse projeto “é uma forma de reconhecer o talento desses pacientes e acompanhantes, proporcionando um espaço para que ele possam divulgar o trabalho”.
O SERVIÇO
O Serviço de Hemodiálise do HC-UFMG assiste adultos e crianças com doenças reais. Esse tipo de terapia exige a presença regular dos pacientes, dependendo da condição clínica de cada um.
Rede Ebserh
O HC-UFMG faz parte da Rede Ebserh desde dezembro de 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo em que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Redação e revisão: Luna Normand
Tags: #geração de renda, #hemodiálise, #solidariedade, #HC-UFMG, #Ebserh, #UFMG