Notícias
PIT-EBSERH
Bolsistas de iniciação tecnológica do HC-UFMG apresentam projetos para comunidade hospitalar
Belo Horizonte (MG) – Na última terça-feira (5), aconteceu o “1º Encontro de Iniciação Tecnológica do Hospital das Clínica da UFMG”, atividade de encerramento do Programa de Iniciação Tecnológica (PIT) da Rede Ebserh. O objetivo do evento, realizado via Plataforma Teams, foi apresentar as etapas de desenvolvimento e os resultados dos cinco projetos contemplados no HC-UFMG com bolsas científicas em 2023.
As apresentações foram feitas para uma comissão avaliadora, composta por docentes da UFMG e profissionais Ebserh vinculados à Unidade de Inovação Tecnológica do hospital. Além dos alunos e de seus professores orientadores, que são os pesquisadores principais que atuaram diretamente nos projetos, o encontro foi aberto à comunidade do hospital e da universidade.
Os trabalhos apresentados foram os seguintes: “Aprendizado de máquina como ferramenta de predição, otimização de resultados e redução de carga de trabalho no cuidado de pacientes críticos”; “Desenvolvimento de sistema de controle de fluxo de prontuários para processamento da informação assistencial”; “Sistema de gestão integrada de leitos hospitalares”; “Telemonitoramento de enfermagem em saúde mental e enfrentamento a pandemia de Covid-19”; e “Características clínico patológicas e ultrassonográficas de pacientes com Síndrome de Sjogren em investigação clínica de hipossalivação”.
A graduanda do curso de Engenharia de Produção da UFMG Laura Calazans de Oliveira Costa, autora do projeto “Desenvolvimento de sistema de controle de fluxo de prontuários para processamento da informação assistencial”, disse que o foco do seu trabalho foi propor ferramentas para melhoria do processo de faturamento hospitalar. “É um processo muito complexo pelo próprio faturamento do SUS, que demanda registro adequado e fluxo administrativo. A gestão desse processo possui um alto grau de complexidade. No HC, isso funciona ainda de modo analógico, o que é um grande desafio”, disse ela durante a apresentação.
Para a chefe da Unidade de Inovação Tecnológica, Isabela Nascimento Borges, o PIT possibilita o desenvolvimento de projetos que tragam soluções efetivas para problemas reais enfrentados cotidiano do hospital, sejam eles no âmbito administrativo, gerencial ou assistencial. “É uma oportunidade de integração entre diferentes áreas do saber e transversalidade, pois soluções inovadoras para problemas reais dificilmente serão encontradas e concentradas em uma única área de atuação”, disse.
Além disso, segundo Isabela, a ideia é que os projetos sejam “um ponto de partida para a estruturação de um núcleo de inovação no hospital que reúna projetos cada vez maiores e de maior impacto para nossa instituição”.
A previsão é divulgar um novo edital do Programa de Iniciação Tecnológica ainda neste ano. Alunos de graduação de qualquer curso da UFMG com matrícula ativa podem concorrer. “Eles devem possuir orientadores responsáveis por projetos de inovação cadastrados ou em processo de cadastramento no HC. Os orientadores podem ser docente da UFMG, servidor ou empregado público do HC-UFMG”, enfatizou Isabela.
PIT
O Programa de Iniciação Científica (PIC) da Rede Ebserh foi criado com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento técnico-científico, formação profissional em pesquisa clínica multidisciplinar e desenvolvimento e inovação em temas relevantes relacionados à saúde.
O Programa faz parte de um conjunto de iniciativas da estatal vinculada ao Ministério da Educação (MEC) para avançar ainda mais como campo do ensino e da pesquisa. Trata-se de uma parceria entre a Ebserh e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
Sobre a Ebserh
O Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Minas Gerais faz parte da Rede Ebserh desde 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) foi criada em 2011 e, atualmente, administra 41 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Redação: Luna Normand, com revisão de Danielle Campos
#iniciaçãotecnológica #tecnologia #inovação #SUS #saúde #HC-UFMG
Legenda: Bolsistas apresentaram projetos e soluções para problemas reais enfrentados no dia a dia do HC-UFMG