Notícias
SEGURANÇA DO TRABALHO
Maternidade Escola da UFRJ realiza primeira SIPAT com foco em saúde e prevenção
Rio de Janeiro (RJ) - A Maternidade-Escola da UFRJ, vinculada à rede Ebserh, promoveu, nesta quarta-feira (10), a primeira edição da Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (Sipat), no Auditório Nobre. O evento, organizado pela Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e de Assédio (CIPA), teve como objetivo fortalecer a cultura de segurança, cuidado e valorização dos profissionais.
Ana Paula Esteves, chefe da Divisão de Enfermagem, abriu o evento. “Ver a CIPA atuante realizando a primeira SIPAT da Maternidade Escola é um marco que nos enche de orgulho. O trabalhador, sua saúde e seu bem-estar são o nosso maior patrimônio. Quem está aqui hoje é multiplicador dessa cultura que estamos construindo”.
Programação diversificada aborda saúde física e mental
A programação da manhã incluiu a palestra “Vamos Prevenir Acidentes de Trabalho”, conduzida por Katia Regina Araújo de Alencar Lima, técnica de enfermagem da Unidade de Saúde Ocupacional e Segurança do Trabalho (Usost). Com uma abordagem prática, Katia apresentou exemplos reais de acidentes e reforçou a prevenção como pilar estratégico para um ambiente seguro.
Em seguida, Fernanda Lopes abordou a diferença entre estresse e ansiedade, explicando que o estresse é uma resposta imediata a um fator externo específico, que leva ao aumento da frequência cardíaca, tensão muscular e sudorese, enquanto a ansiedade está ligada a pensamentos antecipatórios e pode persistir mesmo sem um motivo claro.
“O estresse é uma resposta a um evento real, já a ansiedade está ligada a situações futuras que podem ou não acontecer, mas que gera reações físicas e sintomas emocionais intensos como medo, perda de controle e inquietação”, destacou.
À tarde, os participantes acompanharam temas voltados ao bem-estar, como ergonomia no ambiente de trabalho, oficina de skincare e ginástica laboral, encerrando o dia com atividades práticas para promover saúde e qualidade de vida.
Para a presidente da CIPA, a enfermeira Isabelle de Jesus Neves, o evento cumpriu seu propósito de promover cuidado e conscientização. “Esse evento foi pensado para cuidar dos colaboradores. Tivemos boa participação nas palestras e oficinas, com atividades práticas que ajudaram as pessoas a entender como agir diante de colegas com sintomas de ansiedade, estresse ou depressão. É importante que cada um saiba reconhecer quando não está bem e também apoiar quem precisa", pontua.
Sobre a Ebserh
A Maternidade Escola faz parte do Complexo Hospitalar da UFRJ, gerido pela Ebserh desde 2024. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Por Claudia Holanda
Coordenadoria de Comunicação Social/ Ebserh