Notícias
ACOLHIMENTO
Maternidade Escola da UFRJ realiza cerimônia de recepção para os novos profissionais de enfermagem
Rio de Janeiro (RJ) – Celebrando a entrada de 46 novos profissionais de enfermagem, a Maternidade Escola da Universidade Federal do Rio de Janeiro (ME-UFRJ) vinculada à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), realizou dia 12 de fevereiro uma cerimônia de acolhimento. O evento de boas-vindas aconteceu no auditório da maternidade, ao longo de todo dia, reunindo gestores e colaboradores.
“É um momento de integração para que todos se apresentem e se conheçam. Ao longo do dia, vão saber mais sobre a história da maternidade, nossas rotinas e questões específicas da vida profissional. Estamos muito satisfeitos com a chegada de todos vocês”, destacou a gerente de Atenção à Saúde, Penélope Marinho, na ocasião.
Esses novos colaboradores são enfermeiros e técnicos de enfermagem convocados em concursos da Ebserh de outubro de 2024 até fevereiro de 2025, para atuar em vários setores, como o centro obstétrico, UTI Neonatal, alojamento conjunto, emergência, classificação de risco, saúde do trabalhador, ensino e pesquisa.
A gerente da Divisão de Enfermagem, Ana Paula Esteves, mencionou a relevância do trabalho conjunto numa maternidade. “A chegada de vocês está sendo como um encontro das águas, unindo servidores e empregados públicos. A Ebserh vem proporcionando a chegada desse patrimônio intelectual que são as pessoas. Nós somos uma maternidade escola, uma casa de ensino não se nega a ensinar nem a aprender. Sei que vocês chegaram com muito amor no coração. Sejam muito bem-vindos!”, vibrou. Também esteve presente na mesa a gerente de Gestão do Cuidado e Apoio Diagnóstico e Terapêutico, Andrea Marinho.
Entusiasmo em atuar na Maternidade Escola
Aprovada no processo seletivo simplificado, Tatiane Esteves começou a atuar no centro obstétrico da maternidade no início de fevereiro. “É uma somatória muito grande na minha carreira. É um local de trabalho onde muitas pessoas, como eu, almejam estar. Estou muito feliz de ter chegado até aqui”, diz, animada.
A colega Emanuele Neves Souza, que também atua no centro obstétrico, demonstra o mesmo entusiasmo. “Eu agarrei essa oportunidade. A maternidade escola é uma mãe, um local acolhedor. É uma coisa que sempre quis e tá acontecendo”.
Programação durou o dia inteiro
O dia de acolhimento contou também com a apresentação do coral “Coro de cor”, regido por Ana Azevedo, e do serviço de musicoterapia da maternidade. Também foi exibido um vídeo institucional. A programação ainda contou com palestras sobre programas de residência, segurança do paciente, projetos desenvolvidos pela maternidade e orientações sobre rotinas de trabalho.
Sobre a Ebserh
A Maternidade Escola faz parte do Complexo Hospitalar da UFRJ, gerido pela Rede Ebserh desde junho de 2024. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 41 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Por Marília Rêgo e Claudia Holanda
Coordenadoria de Comunicação Social/Ebserh