Notícias
GESTÃO
Nova composição do Conselho Consultivo do HUGV-Ufam é apresentada
Manaus (AM) – O Hospital Universitário Getúlio Vargas da Universidade Federal do Amazonas (HUGV-Ufam), administrado pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), realizou na última sexta-feira (7), a solenidade de apresentação da nova composição do seu Conselho Consultivo, colegiado permanente de assessoramento ligado à Superintendência.
A solenidade foi aberta pelo superintendente do HUGV-Ufam, Plínio Monteiro, e pela reitora da Ufam, Tanara Lauschner. De acordo com o superintendente, as unidades acadêmicas da Ufam que possuem cursos na área de saúde passam a integrar o Conselho Consultivo. “A aproximação com essas unidades acadêmicas é para permitir que possamos ouvir de forma qualificada as demandas, necessidades, sugestões e críticas delas em relação ao HUGV, levando em consideração que esse hospital é um órgão suplementar na Ufam sob gestão plena da Ebserh”, destacou o superintendente.
O conselho também é integrado por professores, estudantes, Secretaria Estadual de Saúde, secretarias municipais de saúde, coordenações de residência, representantes de empregados da Ebserh, de servidores RJU, e de usuários atendidos no hospital. Segundo Plínio Monteiro, esse formato do conselho favorece uma gestão participativa, democrática e um diálogo permanente com a comunidade. “Com isso, podemos ter um hospital que representa os anseios da comunidade acadêmica universitária na área da saúde e poder atender, plenamente, os nossos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS)”, disse o gestor do HUGV-Ufam.
Para a secretária executiva de Atenção Especializada e Políticas de Saúde, Laís Moraes Ferreira, é importante a aproximação das necessidades da rede estadual de saúde com o que o HUGV-Ufam oferece. “A nossa expectativa hoje é ter cada vez mais à disposição da sociedade a capacidade técnica tão grande que o HUGV tem em relação aos serviços que ainda necessitamos melhorar no contexto SUS e ampliar os serviços nas unidades de saúde geridas hoje pelo estado do Amazonas”, evidenciou a secretária.
Também integraram a mesa de honra da solenidade a gerente de Atenção à Saúde do HUGV-Ufam, Tatiane Lima Aguiar; e o gerente administrativo do HUGV-Ufam, André Mourão.
Finalidade do Conselho
O Conselho Consultivo do HUGV-Ufam tem como finalidade orientar a atuação da Superintendência e do Colegiado Executivo, além de avaliar e fazer sugestões em relação ao planejamento estratégico e ações do hospital, no âmbito HUGV-Ufam. A regulamentação desse conselho ocorre via regimento interno próprio, conforme normas internas do HUGV-Ufam, bem como pelas demais normativas da Ebserh e legislações vigentes.
O HUGV
O HUGV tem 60 anos e é um hospital universitário público com atendimento 100% SUS, realizando atividades de ensino, pesquisa, assistência à saúde e extensão. A instituição é referência no atendimento de média e alta complexidade em toda a Amazônia Ocidental e na formação de profissionais de saúde de graduação, pós-graduação e no desenvolvimento de pesquisas científicas.
Sobre a Ebserh
O HUGV-Ufam faz parte da Rede Ebserh desde 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Por Rosenato Barreto
Coordenadoria de Comunicação Social/Ebserh
Tags: conselho consultivo, gestão, administração, saúde, ufam, hugv-ufam, ebserh,