Notícias
SAÚDE MENTAL
Atividades de relaxamento, palestra e incentivo à leitura marcam Janeiro Branco no HUGV-Ufam
MANAUS (AM) - O Janeiro Branco, campanha dedicada à conscientização sobre a importância dos cuidados com a saúde mental, foi marcado por uma série de ações no Hospital Universitário Getúlio Vargas, da Universidade Federal do Amazonas (HUGV-Ufam), com atividades de relaxamento, palestras, incentivo à leitura e outros eventos que envolveram trabalhadores de todas as áreas e pacientes da instituição. O HUGV-Ufam é vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).
Os profissionais da área de saúde lembram que a questão da saúde mental deve ser debatida durante todo o ano, mas a campanha é um momento de chamar atenção para o tema. “Essas campanhas são importantes porque funcionam como ponto de reflexão. As campanhas são estes momentos para este debate sobre o autocuidado e o cuidado com o outro”, explicou a chefe da Unidade de Unidade de Desenvolvimento de Pessoal (UDP) do HUGV-Ufam/Ebserh, Gerusa Menezes de Carvalho.
Entre as atividades da campanha, a UDP inaugurou uma estante solidária. “É uma forma de incentivar a leitura como uma opção saudável de lazer, em contraponto ao uso de redes sociais”, disse Gerusa Menezes, acrescentando que foram realizadas, também, atividades de relaxamento com os trabalhadores na área externa do ambulatório e no prédio do HUGV, nos dias 28 e 30 de janeiro.
No dia 29, os colaboradores do HUGV-Ufam assistiram a palestras online com a chefe da UDP, que falou sobre o protocolo de abordagem à segunda vítima, e com o psicólogo do Hospital Universitário da Universidade Federal de São Carlos (HU-UFSCar/EBSERH), Henrique Ricardo, que falou sobre abordagens psicológicas para o suporte de pessoas em eventos estressantes.
Gerusa Menezes explicou que a segunda vítima é um termo usado para se referir ao profissional da área de saúde quando acontece um evento adverso, sendo que a primeira vítima é o paciente e seus familiares. “É um protocolo criado para atender profissionais que se envolvam nestes eventos adversos. É uma forma de cuidado específico para estes casos”, acrescentou a gestora.
Segundo ela, as atividades tiveram resposta satisfatória por parte dos colaboradores do HUGV-Ufam. “Os funcionários doaram muitos livros e algumas pessoas têm me falado que estão pegando livros. Na atividade de relaxamento, deu para perceber, visivelmente, que as pessoas se descontraíram bastante”, avaliou. O HUGV conta com o programa Acolhe EBSERH, que oferece acolhimento psicológico para colaboradores de qualquer vínculo que procurem o serviço.
Além das atividades desenvolvidas pela UDP, durante o Janeiro Branco, foram desenvolvidas ações organizadas pela Unidade Multiprofissional, que apresentou dicas sobre autocuidado emocional e distribuição de folders para os pacientes do Ambulatório Araújo Lima.
A campanha do Janeiro Branco é desenvolvida em todas as instituições de saúde durante o mês de janeiro e este ano teve com tema “paz, equilíbrio, saúde mental”. As atividades são feitas com o foco na importância do autocuidado, do enfrentamento aos preconceitos, do fortalecimento das redes de apoio e do compromisso coletivo no cuidado relativo à saúde mental.
Sobre a Ebserh
O HUGV-Ufam faz parte da Rede Ebserh desde 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Sinval Paulino
Coordenadoria de Comunicação Social