Notícias
PESQUISA CLÍNICA
HU-Unifap recruta voluntário para estudo científico sobre saúde do idoso na Amazônia
Macapá (AP) - O Hospital Universitário da Universidade Federal do Amapá (HU-Unifap), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), está desenvolvendo um ensaio clínico randomizado (ECR), em parceria com a Universidade Federal do Amapá (Unifap), atrelado ao doutorado em Inovações Farmacêuticas. O estudo, controlado por placebo, busca avaliar a eficácia e segurança do nutracêutico derivado da planta amazônica Urucum (Bixa orellana L.) no tratamento de voluntários com sarcopenia. Os participantes passarão por uma intervenção de seis meses.
As inscrições estão abertas pelo link: https://redcap.link/sarchronic. As vagas são limitadas, e o processo de inscrição poderá ser encerrado assim que for atingido o número máximo de participantes.
O objetivo principal da pesquisa é avaliar a eficácia e a segurança do nutracêutico Chronic® no tratamento da sarcopenia em idosos, buscando oferecer uma alternativa viável para melhorar a massa muscular, a força e a funcionalidade desses pacientes.
Segundo o fisioterapeuta e coordenador da pesquisa, Igor Silva, todos os participantes receberão o tratamento considerado padrão para sarcopenia: exercícios físicos supervisionados. “Tanto o grupo que receberá o Chronic® quanto o grupo placebo realizarão o mesmo protocolo de exercícios, garantindo que os efeitos observados possam ser atribuídos ao nutracêutico”.
Critérios para participação
Podem participar da pesquisa pessoas com mais de 65 anos que atendam os seguintes critérios: saúde estável, ausência de doenças graves em atividade, regime estável de medicação (sem alterações nas últimas quatro semanas) e desempenho adequado em questionário de cognição e teste físico.
Os voluntários contribuirão para fortalecer a ciência na Amazônia e terão acesso a acompanhamento multidisciplinar, protocolo de exercícios físicos e exames de sangue.
Resultados esperados
Para Igor, a intervenção deve melhorar a resistência, a mobilidade e a capacidade de realizar atividades do dia a dia em idosos. Acredita-se que os participantes tenham melhor qualidade de vida, principalmente nos aspectos físico e emocional, com segurança durante todo o estudo. “Espera-se que a combinação de exercícios físicos com o nutracêutico aumente a massa e a força muscular em idosos com sarcopenia, oferecendo uma alternativa inovadora, de baixo custo e escalável para promover envelhecimento saudável”, finalizou.
Sobre a Ebserh
O HU-Unifap faz parte da Rede Ebserh desde 2022. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo em que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Reportagem: Neurizete Duarte, com revisão de Danielle Campos
Coordenadoria de Comunicação Social/Ebserh