Notícias
VISITA TÉCNICA
HU-Unifap recebe visita da Comissão de Avaliação do Ministério da Saúde para Implantação das Residências Uni e Multiprofissional
Macapá (AP) - O Hospital Universitário da Universidade Federal do Amapá (HU-Unifap), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), recebeu a visita da Comissão de Avaliação do Ministério da Saúde para Implantação das Residências Uni e multiprofissional nos dias 17, 18 e 19 de novembro.
De acordo com a coordenadora da Comissão de Residência Multiprofissional (Coremu), Natalia Iosimuta, há a proposta de abertura de seis programas de residências nas respectivas áreas: Gestão Hospitalar, Cuidados Intensivos, Traumato-ortopedia, Neurologia, Enfermagem Obstétrica e Farmácia Clínica, e hospitalar. “O processo de avaliação pela Comissão Nacional de Residência Multiprofissional em Saúde (CNRMS) e Ministério da Saúde (MS) passa por 3 fases: cadastro na plataforma, análise documental, visita in loco e avaliação final”, destacou.
Segundo a enfermeira da Gerência de Ensino e Pesquisa, Luana Silva, a visita técnica teve como objetivo avaliar as condições estruturais, organizacionais e pedagógicas necessárias para a implantação dos programas de residência em cuidado intensivo. “A comissão busca verificar se o serviço possui os recursos humanos, materiais e assistenciais adequados para oferecer formação qualificada, segura e alinhada às diretrizes nacionais das residências em saúde”, disse.
Durante a visita, foram analisados diversos aspectos essenciais, incluindo: a estrutura física disponível para práticas e atividades acadêmicas; a capacidade de preceptoria e supervisão; a organização dos fluxos assistenciais; a oferta de cenários diversificados de aprendizagem; a qualificação das equipes envolvidas; além da conformidade com padrões de segurança e qualidade exigidos para programas de residência.
A implantação das residências amplia a capacidade formativa do hospital, aumenta a integração com a universidade e qualifica a assistência prestada à população, consolidando o HU-Unifap como ambiente de excelência acadêmica e assistencial.
“Para os residentes, a experiência proporciona aprendizado intensivo, imersão em ambiente hospitalar real, desenvolvimento de competências clínicas e atuação interdisciplinar. Para a instituição, representa avanço na qualificação da assistência, fortalecimento das equipes e consolidação do hospital no campo de formação em saúde”, finalizou Luana Silva.
Sobre a Rede Ebserh
O HU-Unifap faz parte da Rede Ebserh desde 2022. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo em que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Reportagem: Neurizete Duarte
Coordenação de Comunicação da Ebserh