Notícias
NATS
HU-Unifap participa do VI Congresso da Rede Brasileira de Avaliação e Tecnologia em Saúde
Macapá (AP) - O Hospital Universitário da Universidade Federal do Amapá (HU-Unifap/Ebserh), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), apresentou o trabalho “Implementação do Núcleo de Avaliação de Tecnologias em Saúde (NATS) no HU-Unifap: relato de experiência”, no VI Congresso da Rede Brasileira de Avaliação de Tecnologias em Saúde (REBRATS). O evento, realizado em Brasília (DF) entre os dias 5 e 7 de novembro de 2025, é consolidado o principal evento nacional de referência em Avaliação de Tecnologias em Saúde (ATS).
A enfermeira Juliana Santana, coordenadora do NATS/HU-Unifap, representou o hospital, reafirmando o papel do Amapá na rede nacional de inovação e avaliação tecnológica. Ela destacou o compromisso institucional com a gestão baseada em evidências, transparência científica e uso racional das tecnologias em saúde no SUS.
“A participação no VI Congresso da Rede Brasileira de Avaliação de Tecnologias em Saúde (REBRATS) fortalece o HU-Unifap como instituição comprometida com a gestão baseada em evidências, alinhada às diretrizes nacionais do Ministério da Saúde, Ebserh e Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS)”, destacou Juliana.
O congresso reuniu representantes do Ministério da Saúde, da Ebserh, da Health Technology Assessment International (HTAI), da OPAS/OMS, além de instituições de ensino e pesquisa de todo o país. O congresso promoveu um rico intercâmbio de experiências e debates sobre inovação, equidade, sustentabilidade, inteligência artificial e metodologias aplicadas à ATS.
Os minicursos e mesas-redondas proporcionaram um espaço estratégico de atualização técnica e reflexão coletiva, reunindo especialistas de diversas áreas para discutir os desafios e avanços da ATS no contexto nacional.
O Encontro Nacional dos NATS destacou a importância da colaboração entre núcleos, o compartilhamento de experiências e o fortalecimento das metodologias que orientam decisões em saúde baseadas em evidências.
O evento foi essencial para atualizar conhecimentos em metodologias e ferramentas de ATS; integrar o HU-Unifap à rede nacional de inovação e avaliação tecnológica; qualificar a atuação institucional em temas como equidade, sustentabilidade, inteligência artificial, inovação em saúde e segurança do paciente, e reforçar a representatividade do Amapá na REBRATS, valorizando o NATS/HU-Unifap como unidade técnica ativa na produção e aplicação de evidências.
Sobre o NATS
De acordo com o Regimento Interno do Núcleo de Avaliação de Tecnologias em Saúde (NATS) do HU-UNIFAP, o objetivo central do Núcleo é subsidiar o processo decisório institucional por meio da produção, análise e difusão de evidências científicas relacionadas às tecnologias em saúde.
O Artigo 2º do Regimento Interno do NATS/HU-Unifap, estabelece que o NATS tem por finalidade: “Promover a avaliação sistemática das tecnologias em saúde, subsidiando gestores e equipes assistenciais na tomada de decisões baseadas em evidências, visando à efetividade clínica, segurança do paciente, eficiência econômica e racionalização do uso de recursos.”
Segundo Juliana, o NATS contribui para a qualidade e segurança dos pacientes ao avaliar, de forma sistemática e baseada em evidências, as tecnologias utilizadas no hospital, garantindo que sejam eficazes, seguras e adequadas ao contexto assistencial. “o núcleo orienta decisões sobre incorporação, substituição ou retirada de tecnologias, apoia a elaboração de diretrizes clínicas e protocolos, e auxilia na revisão de processos que impactam diretamente o cuidado ao paciente”, disse.
“Ao integrar informações clínicas, organizacionais e econômicas, o NATS promove práticas mais eficientes e sustentáveis, reduzindo desperdícios e fortalecendo o uso responsável dos recursos públicos, contribui para a sustentabilidade do SUS e para um ambiente assistencial mais padronizado, seguro e alinhado às melhores evidências científicas”, finalizou a coordenadora.
Sobre a Rede Ebserh
O HU-Unifap faz parte da Rede Ebserh desde 2022. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo em que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.