Notícias
EVENTO MUNDIAL
HU-Unifap participa do Congresso Internacional ISQUA 2025
Macapá (AP) – O Hospital Universitário da Universidade Federal do Amapá (HU-Unifap), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), participou do 41º Congresso Mundial da International Society for Quality in Health Care (ISQUA 2025), realizado no World Trade Center, em São Paulo (SP) de 12 a 15 de outubro. O evento reuniu líderes globais da área de saúde para discutir qualidade, segurança e inovação. Esta foi a primeira edição do congresso no Brasil, destacando a importância da participação nacional.
O HU-Unifap, único hospital do estado do Amapá presente no evento, foi representado pelo chefe da Unidade Multiprofissional, Alan Coutinho, que destacou o compromisso da instituição com a qualidade assistencial, a segurança do paciente e o fortalecimento de práticas inovadoras na Amazônia. “A presença do HU-Unifap no ISQUA 2025 consolida o compromisso da instituição com a formação multiprofissional, a pesquisa aplicada e o aprimoramento contínuo da qualidade do cuidado no contexto amazônico, reafirmando o papel do hospital como referência em ensino, pesquisa e inovação no Norte do Brasil”, disse.
Foram apresentados no congresso quatro trabalhos em formato de pôster científico de estudos desenvolvidos, por meio da Unidade Multiprofissional (Umulti) do hospital. São eles: Impacto da Avaliação de Risco na Prevenção de Quedas em um Hospital Terciário; Caminhada Terapêutica na Amazônia Brasileira: Uma Estratégia para Humanização da Assistência Hospitalar – Relato de Experiência; Desenvolvimento e Implementação de um Sistema Automatizado de Monitoramento da Gestão Nutricional Hospitalar: Inovação Tecnológica em Segurança Nutricional em um Município do Extremo Norte da Amazônia, e Utilização da ferramenta Safety Huddle na gestão de crises durante a emergência de saúde pública em um estado da Amazônia no extremo norte do Brasil.
Conquistas para a instituição
Segundo Alan, durante o congresso, o HU-Unifap conquistou importantes avanços institucionais. Entre eles, destacam-se a articulação para a criação de um polo da Rede Brasileira de Enfermagem e Segurança do Paciente (Rebraensp) no Amapá e a inclusão de representantes do hospital na regional norte da Sociedade Brasileira para a Qualidade do Cuidado e Segurança do Paciente (Sobrasp). “Essas iniciativas reforçam o papel estratégico do hospital universitário como agente indutor de transformação e integração regional em prol da segurança do paciente e da qualificação dos serviços de saúde”, ressaltou.
Para ele, participar do ISQUA 2025 representando o HU-Unifap é uma grande honra e uma responsabilidade. “Este evento é um espaço privilegiado de aprendizado, inovação e articulação institucional. Levar o nome do nosso hospital e do estado do Amapá a um congresso de referência mundial demonstra que a Amazônia também é produtora de ciência, qualidade e excelência em saúde”, finalizou.
Sobre a Ebserh
O HU-Unifap faz parte da Rede Ebserh desde 2022. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Reportagem: Neurizete Duarte, com revisão de Danielle Campos
Coordenadoria de Comunicação Social/Ebserh