Notícias
QUALIFICAÇÃO
HU-Unifap investe no aprimoramento de lideranças, por meio do Projeto Lidera
Macapá (AP) – Entre os dias 26 de agosto e 18 de setembro, o Hospital Universitário da Universidade Federal do Amapá (HU-Unifap), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), promoveu o projeto Lidera HU-Unifap. A iniciativa é voltada ao desenvolvimento de lideranças e ao fortalecimento das competências comportamentais (soft skills) dos colaboradores que exercem funções de líderes dentro da instituição, incluindo chefes titulares, chefes substitutos e responsáveis técnicos.
A programação incluiu atividades diversificadas como palestras, workshops, minicursos e demais ações formativas presenciais ou híbridas. Os temas abordados envolveram liderança estratégica, comunicação eficaz, cultura organizacional, inteligência emocional, empatia, raciocínio sistêmico, gestão de equipes e humanização.
O papel do projeto na qualificação das lideranças
A diretora de Gestão de Pessoas da Ebserh, Luciana Gouvea, ressaltou a importância do Lidera para a instituição, destacando seu papel na qualificação e desenvolvimento das competências dos líderes hospitalares. E acrescentou: “É um momento de provocação, de reflexão, de insights e de propostas de como vamos superar os desafios do mundo do trabalho dentro da rede, em especial aqui no HU-Unifap”.
De acordo com o chefe da Divisão de Administração e Finanças, Luís Antônio Rabelo, o projeto integra as diretrizes estabelecidas no Plano Diretor Estratégico (PDE) da instituição, especialmente no que se refere ao eixo de Desenvolvimento Institucional e Capacitação de Pessoas, que prevê investimentos contínuos na qualificação técnica e gerencial dos profissionais responsáveis pela administração hospitalar. “Profissionais com inteligência emocional, visão sistêmica e que dominam processos de empatia e comunicação são capazes de conduzir a organização para a consecução dos seus objetivos com mais eficiência”, frisou.
Além de Luciana Gouvea, também participaram como palestrantes: a escritora e fundadora da empresa B-have, Érika Linhares; a diretora executiva de Assistência no Complexo Hospitalar da Liga Paranaense de Combate ao Câncer, Maria Rachel de Castro; o especialista em desenvolvimento de soft skills e gestão de projetos, Wankes Leandro; e o escritor e especialista em Liderança e Gestão Pública, Fernando Coelho.
Metas futuras
Segundo o gerente administrativo, Frank William Costa, o HU-Unifap busca uma capacitação contínua de seus profissionais, por meio do projeto Lidera. “Nossa intenção é inclui-lo no nosso calendário anual de cursos e capacitações, e também tentar incorporá-lo num calendário nacional para todos os hospitais da Rede Ebserh”, afirmou.
Liderança positiva
A palestrante Érika Linhares, abordou sobre a importância da liderança positiva, afirmando que é aquela que gera impacto positivo em todos os envolvidos: funcionários, clientes, organização e sociedade. “Não se trata apenas de ocupar um cargo, mas sim de fazer uma diferença significativa. Um líder não deve escolher seu papel apenas pelo dinheiro ou status”. E complementou: “Você aceita ser líder porque a sua posição impacta na vida das pessoas, isso se chama liderança positiva”, finalizou.
Sobre a Ebserh
O HU-Unifap faz parte da Rede Ebserh desde 2022. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Reportagem: Neurizete Duarte, com revisão de Danielle Campos
Coordenadoria de Comunicação Social/Ebserh