Notícias
RECONHECIMENTO
HU-Unifap é destaque nacional em congresso de Ciências Farmacêuticas
´
Macapá (AP)- O Hospital Universitário da Universidade Federal do Amapá (HU-Unifap), administrado pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), marcou presença e conquistou uma importante premiação durante o Congresso do Conselho Federal de Farmácia (CFF) de Ciências Farmacêuticas – Edição Macapá/AP, realizado entre os dias 15 e 17 de outubro. O evento teve como tema “Saúde Global e Farmácia: integrando cuidado, sustentabilidade e inovação tecnológica”.
Esta foi a primeira edição do congresso em Macapá e contou com a participação de nove colaboradores do Setor de Farmácia Hospitalar do HU-Unifap, entre farmacêuticos e técnicos em farmácia, além de acadêmicos do curso de Farmácia da Unifap e alunos de extensão vinculados ao hospital. Profissionais de outras áreas também estiveram presentes.
Um dos destaques do evento foi o trabalho “Avaliação da relação entre o consumo de antimicrobianos e microrganismos isolados em UTI adulto de um hospital do Amapá”, desenvolvido pelos alunos Shelen Acheley Bezerra de Aguiar e Luís Gustavo de Souza Pinto, com coorientação de Júlia Guedes de Araújo Duavy, chefe da Unidade de Farmácia Clínica e Dispensação Farmacêutica (UFCD), e orientação do professor Aldo Aparecido Proietti Junior, docente da Universidade Federal do Amapá. A pesquisa conquistou o quinto lugar na modalidade banner, integrando o pódio das premiações do evento nacional.
O estudo, conduzido em parceria com a Unidade de Farmácia Clínica do HU-Unifap, apresentou resultados iniciais que já trazem importantes reflexões para o ambiente hospitalar. “Neste primeiro momento, realizamos um estudo retrospectivo do ano de 2024 e observamos que apenas 10% das culturas coletadas na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) adulto foram positivas. A pesquisa continua em andamento, com a perspectiva de ampliar a análise entre os anos de 2024 e 2025, acompanhando o comportamento do consumo de antimicrobianos e os resultados laboratoriais das coletas”, explicou Júlia Duavy.
De acordo com ela, os impactos esperados incluem o conhecimento epidemiológico dos microrganismos mais comumente isolados no HU-Unifap e o fomento ao uso racional de antimicrobianos, contribuindo para a redução de eventos adversos decorrentes do uso prolongado de antibióticos.
“Esse reconhecimento foi de imensa alegria para todos os participantes. Saber que nossos dados iniciais foram referenciados em um congresso nacional de Ciências Farmacêuticas é um estímulo para seguirmos com o nosso papel como instituição de ensino, fomentando a pesquisa, trazendo dados internos para reflexão e aprimoramento, especialmente em uma área tão interdisciplinar quanto o uso racional de antimicrobianos”, destacou Júlia.
Durante o congresso, também foram ministradas as palestras “A situação das ciências farmacêuticas na Pan-Amazônia", pelo gerente de Ensino e Pesquisa, José Carlos Tavares; e “Atuação do farmacêutico no controle de gases medicinais”, pela chefe do Setor de Farmácia Hospitalar do HU-Unifap, Juliana das Merces Hernandez. Para ela, o evento representou uma importante oportunidade de atualização e troca de conhecimentos voltados ao aprimoramento da assistência farmacêutica.
“A participação da equipe de farmácia reforça nosso compromisso com o cuidado farmacêutico e contribui significativamente para o aprimoramento dos serviços prestados no HU-Unifap”, afirmou Juliana.
Sobre a Ebserh
O HU-Unifap faz parte da Rede Ebserh desde 2022. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Por Danielle Morais
Coordenadoria de Comunicação Social/Ebserh