Notícias
REFERÊNCIA NA AMAZÔNIA
HU-Unifap comemora três anos de atendimento aos pacientes do SUS
Macapá (AP) - O Hospital Universitário da Universidade Federal do Amapá (HU-Unifap), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), completou três anos de funcionamento na sexta-feira (26) com uma programação especial. A celebração incluiu uma cerimônia de abertura com a presença da banda do Corpo de Bombeiros, apresentações de estandes de diferentes unidades do hospital, como Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Adulto, Ambulatório, Bloco Cirúrgico e Central de Material Esterilizado, além de espaços voltados à Gestão da Qualidade e à Gerência de Ensino e Pesquisa.
Estiveram presentes na solenidade o pró-reitor de Relações Interinstitucionais, José Gemaque Neto, representando o magnífico reitor da Universidade Federal do Amapá, Júlio César Sá; o superintendente do HU-Unifap, Marcos Roberto Santos; o gerente de Atenção à Saúde, Clodoaldo Côrtes; o gerente administrativo, Frank William Costa, e a gerente substituta de Ensino e Pesquisa, Luana Layane da Silva.
O superintendente, Marcos Roberto Santos, destacou que, em apenas três anos, o hospital se tornou referência em saúde e ensino no Amapá e na Amazônia. “Nosso compromisso é seguir ampliando o cuidado à população e formando profissionais que farão a diferença no nosso estado”, garantiu.
A programação contemplou momentos de integração e bem-estar para os colaboradores, como práticas de biodança e zumba, exibição de vídeo institucional, homenagens, premiações e um culto ecumênico de encerramento. Foram homenageados seis colaboradores: Jesse Henrique Almeida, Jamilly Michelly Souza, e Elano Do Nascimento, da área Administrativa, e Erica de Lavor Barbosa, Ana Karolyne Mendonça e Ramayany Barbosa, da área Assistencial.
Homenageado
Em uma jornada de crescimento profissional e pessoal, Jesse Henrique De Almeida, compartilha sua experiência como assistente administrativo do HU-Unifap. Ele afirmou que está trabalhando há três anos no hospital, desde setembro de 2022, e desenvolve suas funções na Gerência de Ensino e Pesquisa. “O meu papel aqui é fornecer suporte aos programas de bolsas do Programa de Iniciação Tecnológica (PIT) e Programa de Iniciação Científica (PIC), auxiliar no cadastro de internos, arquivar cronogramas, responder demandas da sede sobre educação no Sistema Eletrônico de Informações (SEI) e muitas outras coisas”, disse.
Perguntado sobre o momento mais marcante para ele no hospital, destacou: “Para mim, foi o momento de vir para a Gerência de Ensino e Pesquisa. Eu trabalhava no ambulatório e trocar de setor após seis meses num lugar, me deixou apreensivo. No entanto, consegui me adaptar à nova função e aprendi a realizar as tarefas de lá”.
Jesse Henrique, demostrou profunda gratidão pela homenagem recebida na comemoração de aniversário do hospital. “Eu me senti extremamente grato. Esse é o meu primeiro emprego da vida, e é um que vai ficar para resto dela. Eu conheci tantas pessoas boas e que vou levar para o resto da vida. Gratidão. Eu realmente não esperava”, finalizou.
Parceiro da população amapaense
Para o gerente de Atenção à Saúde da instituição, Clodoaldo Côrtes, os três anos de atividades consolidaram o HU-Unifap como um parceiro estratégico para a população amapaense e para o Sistema Único de Saúde (SUS). “O HU-Unifap vem se fortalecendo como parte da Rede de Assistência à Saúde e se tornou um equipamento essencial no apoio ao gestor do SUS. Temos contribuído para reduzir filas em diversas especialidades cirúrgicas e oferecido atendimentos ambulatoriais que ajudam a suprir vazios assistenciais no estado”, afirmou.
Ele enfatizou a importância do parque tecnológico em operação no hospital. “Hoje, contamos com equipamentos de ponta, como tomografia computadorizada e densitometria, que ampliam a oferta de exames de imagem para a população. Não é um serviço simples: estamos falando de tecnologia avançada, disponibilizada para servir ao Amapá”, disse.
Além de atender diretamente a população, o HU-Unifap desempenha um papel fundamental na formação de novos profissionais de saúde. “Oferecemos campo de práticas e estágios para estudantes da universitários, residência médica, multiprofissional e internato médico. Isso contribui para formar profissionais qualificados para atuarem no estado. O hospital já se consolidou como espaço de excelência em ensino e cuidado à população”, concluiu Côrtes.
Saiba mais
As obras do HU-Unifap começaram em 2017. Em 26 de setembro de 2022, o hospital iniciou suas atividades assistenciais, oferecendo atendimentos ambulatoriais em oito especialidades clínicas e abrindo a enfermaria de Clínica Médica com dez leitos, marcando o início de sua trajetória como um hospital de média e alta complexidade.
O hospital oferece, atualmente, 90 leitos ativos; sendo 50 de clínica médica, 30 leitos de clínica cirúrgica e dez leitos de UTI adulto, com planos de expansão ainda em 2025. Conta com 24 consultórios e dez salas cirúrgicas, que garantem um fluxo crescente de atendimentos.
Até o momento, o hospital registrou mais de 16 mil consultas anuais, duas mil cirurgias realizadas, 143 mil exames laboratoriais, quatro mil exames de imagem e cerca de 19.200 procedimentos multiprofissionais.
No eixo acadêmico, o hospital recebeu 386 estudantes, incluindo graduandos, residentes, estagiários em campos de prática, ligas e programas de pesquisa. Além disso, firmou parcerias internacionais com universidades de portugal, ampliando a cooperação científica.
Sobre a Ebserh
O HU-Unifap faz parte da Rede Ebserh desde 2022. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo em que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Reportagem: Neurizete Duarte, com revisão de Danielle Campos
Coordenadoria de Comunicação Social/Ebserh