Notícias
EDUCAÇÃO EM SAÚDE
Superintendente do HDT participa de reunião com Ministério da Saúde na UFNT
Araguaína (TO) – O superintendente do Hospital de Doenças Tropicais da Universidade Federal do Norte do Tocantins (HDT/UFNT), Missael Araújo, participou, na quinta-feira (15), de uma reunião institucional com o secretário-adjunto de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do Ministério da Saúde, Jérzey Timóteo, realizada na Reitoria da UFNT.
O encontro teve como objetivo reafirmar e ampliar as parcerias institucionais voltadas à educação médica e à formação de profissionais de saúde na região Norte do Tocantins. Esse foco no aprimoramento das ações desenvolvidas no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), gerará reflexos diretos nas atividades assistenciais, de ensino e pesquisa realizadas no HDT, hospital universitário de referência na região.
Durante a reunião, foram discutidas iniciativas do Ministério da Saúde em articulação com a UFNT, como o fortalecimento das residências em saúde, do SUS-forma e das ações de extensão, a exemplo do PET-Saúde, programas que impactam diretamente a qualificação dos serviços prestados pelo HDT e a formação dos profissionais que atuam na unidade.
O superintendente Missael Lima destacou a participação ativa do hospital no Programa Ebserh em Ação, iniciativa desenvolvida em parceria com o Ministério da Saúde e o Ministério da Educação, com o objetivo de ampliar o acesso da população a procedimentos eletivos, consultas especializadas e procedimentos diagnóstico-terapêuticos, em alinhamento ao Programa Agora Tem Especialista, do Governo Federal.
Também participaram do encontro o vice-reitor da UFNT, professor Nataniel Araújo; a secretária municipal de Saúde de Araguaína, Dênia Rodrigues Chagas; a secretária municipal de Saúde de Nova Rosalândia, Luana Pereira de Carvalho Protásio; o diretor da Faculdade de Ciências da Saúde, Taides Tavares; as pró-reitoras da UFNT Rejane Medeiros (Extensão e Cultura) e Clarete de Itoz (Finanças), além de gestores do Hospital Universitário e servidores da instituição.
Durante a reunião, o vice-reitor destacou a relevância do diálogo entre as instituições e o alinhamento de propósitos em favor da saúde pública. “Tivemos a honrosa satisfação de receber na UFNT nomes de destaque no cenário municipal, estadual e nacional, reconhecidos pela excelência nas entregas e na prestação de serviços na área da saúde e do cuidado com o nosso povo”, afirmou. Segundo ele, o encontro foi proveitoso ao reafirmar parcerias já consolidadas e ao vislumbrar novas iniciativas, fortalecidas pelo trabalho do Ministério da Saúde e do Governo Federal.
O secretário-adjunto Jérzey Timóteo ressaltou a relevância da integração entre universidade, hospitais universitários e SUS, enfatizando que essa articulação é estratégica para a formação de profissionais mais qualificados e para o fortalecimento da saúde pública na região. “Estou aqui em Araguaína, na sede da UFNT, fazendo essa ponte tão necessária do SUS com a universidade, numa região tão importante e próspera como o Norte do Tocantins”, declarou.
Com informações da UFNT