Notícias
ENFERMAGEM
HDT-UFNT realiza posse da nova Comissão de Ética de Enfermagem
O Hospital de Doenças Tropicais (HDT-UFNT) da Universidade Federal do Norte do Tocantins realizou, na manhã desta terça-feira (13), a posse da nova Comissão de Ética de Enfermagem, reforçando o compromisso institucional com o cuidado responsável e o exercício ético da enfermagem.
A solenidade contou com a presença de representantes do Conselho Regional de Enfermagem do Tocantins (Coren-TO) e oficializou a atuação de nove profissionais do HDT, entre enfermeiros e técnicos de enfermagem. O grupo passa a contribuir diretamente para o fortalecimento do diálogo, da orientação e da ética no cotidiano da assistência, colaborando para um ambiente de trabalho mais seguro e para a qualidade do cuidado oferecido aos pacientes.
Vinculada à Divisão de Enfermagem (DENF) e à Superintendência do HDT, a Comissão de Ética de Enfermagem atua como órgão representativo do COREN-TO dentro da instituição. De caráter permanente, a comissão desempenha funções educativas, orientativas, fiscalizadoras e consultivas, voltadas à promoção do exercício profissional ético e à melhoria contínua da assistência prestada aos usuários do sistema de saúde.
Para o chefe da Divisão de Enfermagem do HDT, Danilo dos Santos, a comissão tem papel estratégico no fortalecimento da prática profissional. “Estamos hoje na cerimônia de posse dos novos membros da Comissão de Ética de Enfermagem do HDT. Trata-se de uma comissão representativa do Conselho Regional de Enfermagem do Tocantins, vinculada à Divisão de Enfermagem e à Superintendência, mas com autonomia para atuar na educação, na consultoria e na fiscalização do exercício ético profissional”, destacou.
A conselheira do Coren-TO, Maria Izabel Igino, reforçou o caráter educativo e orientativo da comissão dentro da unidade hospitalar. “Estamos dando posse a uma Comissão de Ética que será o braço representativo do Coren-TO dentro do Hospital de Doenças Tropicais. A função principal da comissão é educativa e orientativa, estando presente para auxiliar e apoiar os profissionais de enfermagem no exercício da profissão”, afirmou.
Valorização profissional e segurança do paciente
A posse dos novos membros simboliza o fortalecimento de uma instância fundamental para a construção de um ambiente de trabalho pautado no respeito, na responsabilidade profissional e na observância dos princípios éticos que regem a enfermagem, reafirmando o compromisso do HDT-UFNT e do COREN-TO com a segurança do paciente, a qualidade do cuidado e a valorização dos profissionais de enfermagem.
Sobre a Ebserh
O Hospital de Doenças Tropicais (HDT-UFNT) faz parte da Rede Ebserh desde 2015. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Por Rafael Chaves, com revisão de Alexsandra Jácome
Coordenadoria de Comunicação Social/Ebserh