Notícias
EBSERH EM AÇÃO: AGORA TEM ESPECIALISTAS
HDT realizará mutirão com cerca de 170 atendimentos neste sábado (13)
Araguaína (TO) - O Hospital de Doenças Tropicais (HDT), da Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), participará neste sábado, 13 de dezembro, do Dia E do projeto Ebserh em Ação. A iniciativa integra o Programa Agora Tem Especialistas, do Governo Federal, e mobiliza os 45 hospitais universitários da rede para ampliar o acesso da população a procedimentos especializados. Nesta edição, a previsão nacional ultrapassa 52 mil procedimentos, incluindo mais de 2,2 mil cirurgias, 9,2 mil consultas e mais de 40,7 mil exames. O volume representa crescimento de 53% em relação à última edição, que registrou 34.290 atendimentos. Além da rede Ebserh, a ação contará com a participação de Santas Casas e hospitais filantrópicos, que devem realizar cerca de 6 mil cirurgias no fim de semana, reforçando o caráter colaborativo do maior mutirão já promovido pelo SUS. Em todo o país, a previsão é de 52 mil atendimentos. No HDT, serão ofertados 170 atendimentos, entre consultas, exames de imagem e cirurgias eletivas.
A maior parte dos procedimentos será destinada às consultas especializadas, somando 104 vagas nas áreas de nefrologia, cardiologia, ortopedia, pediatria, nutrição, fisioterapia, psicologia e odontologia. O mutirão também prevê 60 exames de imagem, como ecocardiograma, eletrocardiograma, tomografia computadorizada, ressonância magnética e ultrassonografia. Além disso, estão programadas seis cirurgias eletivas, entre colecistectomias e hernioplastias, para pacientes que aguardavam na fila regulatória.
Os atendimentos seguirão a ordem de agendamento e serão destinados exclusivamente a usuários encaminhados pela regulação estadual e pela regulação interna do HDT, sem oferta para demanda espontânea. A iniciativa reforça o compromisso da instituição em contribuir para a redução das filas do Sistema Único de Saúde (SUS) e em ampliar o acesso aos serviços especializados.
De acordo com o superintendente do HDT, Missael Araújo de Lima, a atuação integrada da gestão, das equipes assistenciais e da Ebserh tem permitido reduzir filas e acelerar o acesso da população a consultas, exames e procedimentos. “Quando organizamos mutirões de forma planejada, garantimos que os pacientes sejam atendidos com mais agilidade e que o hospital avance em sua missão de oferecer um cuidado cada vez mais resolutivo e humanizado”, afirma.
Iniciativa
O Dia “E” faz parte do projeto Ebserh em Ação 2025, da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), estatal vinculada ao Ministério da Educação (MEC). Trata-se de uma iniciativa estratégica com o objetivo de ampliar o acesso da população brasileira a cirurgias eletivas e procedimentos diagnósticos e terapêuticos em todo o país. Alinhado ao programa Agora Tem Especialistas, lançado pelo presidente Lula com o Ministério da Saúde (MS), o projeto contribui diretamente para a redução das filas e do tempo de espera no Sistema Único de Saúde (SUS).
Desde o seu lançamento, a iniciativa tem mobilizado os 45 hospitais universitários federais da Rede Ebserh, promovendo mutirões, turnos extras e envolvimento direto de residentes e graduandos, reforçando o compromisso com a formação profissional, o atendimento humanizado e as necessidades da população.
Sobre a Ebserh
O HDT faz parte da Rede Ebserh desde 2015. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Serviço – ‘Ebserh em Ação: Agora Tem Especialistas’ no HDT
Quando? Sábado - 13 de dezembro de 2025.
Horário? A partir das 8h
Onde? Hospital de Doenças Tropicais - Rua José de Brito Soares, n° 1015, Setor Anhanguera, em Araguaína (TO).
Quem será atendido? Apenas pacientes previamente agendados pela regulação estadual e pela regulação interna do HDT/Ebserh.
Por George Miranda