Notícias
AVANÇOS
Pesquisa aponta mais de 90% de satisfação dos usuários e bons índices no ensino do CHU-UFPA
Com 91,04% de satisfação dos usuários e mais de 93% de recomendação entre estudantes, hospital segue alinhado às metas de excelência da Rede Ebserh
Belém (PA) – O Complexo Hospitalar da Universidade Federal do Pará (CHU-UFPA), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), registrou um importante desempenho nas Pesquisas de Satisfação do Usuário (PSU) e do Ensino (PSE), realizadas nacionalmente em todos os hospitais universitários federais vinculados à estatal, por meio das ouvidorias locais, em 2024.
O levantamento tem como objetivo identificar oportunidades de melhoria e subsidiar a gestão hospitalar com base na percepção dos próprios usuários e estudantes. Participaram das pesquisas o Hospital Universitário João de Barros Barreto (HUJBB) e o Hospital Universitário Bettina Ferro de Souza (HUBFS), que compõem o CHU-UFPA/Ebserh.
PSU
Na pesquisa com 570 participantes, o CHU-UFPA registrou 91,04% de aprovação geral, e 86,57% dos participantes afirmaram que recomendariam os hospitais a familiares e amigos, demonstrando a confiança da comunidade na qualidade do atendimento. Entre os aspectos avaliados estão estrutura física, limpeza, atendimento ambulatorial, segurança, equipamentos médicos e alimentação.
Para a superintendente do CHU-UFPA, Regina Barroso, os resultados reforçam o compromisso do Complexo com a excelência e com a busca constante ao aprimoramento no atendimento à população. “Saber que a maioria dos nossos usuários se sente bem atendida e recomendaria o hospital a familiares e amigos é motivo de orgulho e nos motiva a continuar trabalhando para elevar a qualidade dos nossos serviços diariamente", destacou a gestora.
PSE
Na pesquisa voltada ao ensino, participaram 179 respondentes, sendo 102 estudantes e 77 docentes/preceptores. A pesquisa foi realizada entre 2 e 14 de novembro de 2024, e 93,3% afirmaram que indicariam os hospitais como campo de prática e formação profissional. Entre os quesitos avaliados estão preceptoria, serviços, formação profissional e infraestrutura.
O gerente de Ensino e Pesquisa do CHU-UFPA, Pedro Piani, ressaltou a importância do levantamento para o aprimoramento da formação. "A pesquisa nos permite identificar pontos de melhoria na formação dos nossos estudantes e residentes, aprimorar a preceptoria e os serviços assistenciais, e oferecer experiências de aprendizado cada vez mais integrais, preparando-os para atuarem com excelência na prática profissional", afirmou.
Participe
A Pesquisa de Satisfação do Ensino de 2025 segue disponível até 14 de novembro. Estudantes de graduação e do ensino técnico, residentes, preceptores e docentes podem contribuir por meio deste formulário. Já a Pesquisa de Satisfação do Usuário 2025 pode ser acessada neste link. A participação de todos é essencial para aprimoramento dos serviços e das atividades de ensino do CHU-UFPA.
O ouvidor do CHU-UFPA, Marcelo Novoa, destacou a relevância da escuta ativa e da participação da população na melhoria dos serviços. "É muito importante que os usuários participem, pois essas pesquisas são instrumentos que dão voz ao cidadão, tornando-o parte do processo de melhoria contínua nos serviços. A pesquisa de satisfação é uma ferramenta fundamental que promove a governança participativa na gestão do Complexo", ressaltou.
Sobre a Ebserh
O CHU-UFPA faz parte da Rede Ebserh desde 2015. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo em que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Por Elenita Araújo
Coordenadoria de Comunicação Social/Ebserh.