Notícias
Telessaúde
MEJC disponibiliza curso sobre cirurgia segura na plataforma AVASUS
A Maternidade Escola Januário Cicco (MEJC/Ebserh), através do Núcleo de Segurança do Paciente em parceria com o Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (Lais), instituições vinculadas à Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), disponibilizou um curso de cirurgia segura tendo como objetivo apresentar as recomendações do Ministério da Saúde sobre as práticas cirúrgicas, bem como sensibilizar os profissionais sobre a necessidade de reverem suas práticas e conduzi-las da forma mais segura, tanto para o profissional quanto para o usuário.
O treinamento disponibilizado por meio do Ambiente Virtual de Aprendizagem do SUS (AVASUS), que já conta com 718 alunos matriculados, possuí uma carga horária de 30h, distribuída em quatro módulos, onde o aluno terá conteúdos relacionados aos protocolos de segurança do paciente; conhecerá sobre os dez passos para alcançar a cirurgia segura; terá acesso a propostas simples e efetivas de prevenção de complicações para o paciente, como a lista de verificação de cirurgia segura preconizada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) que comprovadamente diminuem os riscos para o paciente; além de se sensibilizar sobre o seu papel e a sua contribuição no processo.
Desenvolvido na modalidade de educação à distância – EAD, o curso é autoinstrucional, possuindo interface multimídia e material didático composto por vídeos, ilustrações e infográficos. A avaliação será formativa, realizada a partir de atividades reflexivas no decorrer das unidades. Também serão utilizadas questões de múltipla escolha que objetivam refletir sobre conteúdo apresentado.
Além desse treinamento, a MEJC já disponibilizou na plataforma AVASUS outros três, sendo um sobre segurança do paciente no processo de medicação, outro abordando questões de segurança e saúde do trabalho e um mais recente sobre farmácia clínica. Em breve será feito o lançamento de mais um curso que terá como foco o método canguru.
Para ter acesso a esses e outros cursos disponibilizados no AVASUS, acesse: avasus.ufrn.br
Sobre a Rede Ebserh
A MEJC faz parte da Rede Hospitalar Ebserh desde agosto de 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) foi criada em 2011 e, atualmente, administra 40 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.
Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) e, principalmente, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas.
Devido à essa natureza educacional, os hospitais universitários são campos de formação de profissionais de saúde. Com isso, a Rede Hospitalar Ebserh atua de forma complementar ao SUS, não sendo responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde do país.