Notícias
PLANEJAMENTO
Maternidade Januário Cicco aprova segundo ciclo do Plano Diretor Estratégico
Maternidade Januário Cicco aprova segundo ciclo do Plano Diretor Estratégico. Foto: José Roberto
A Maternidade Escola Januário Cicco, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (MEJC-UFRN), filial da Rede Ebserh, aprovou o Plano Diretor Estratégico (PDE) referente ao seu segundo ciclo de planejamento, que norteará a atuação da instituição até 2020.
Instituído na MEJC a partir de 2016, fruto das mudanças trazidas com a adesão à Ebserh, o PDE define prioridades de ação que visam melhores práticas de gestão para tornar a maternidade uma instituição de excelência na integração entre ensino, pesquisa e assistência.
Segundo o gerente administrativo da MEJC, Dilson de Anchieta Rodrigues, o plano é fruto de um trabalho coletivo e reúne modernas ferramentas de gestão e construção participativa. “O PDE, da Rede Ebserh é o produto de um trabalho que foi elaborado a partir de um curso de gestão realizado pelo Hospital Sírio-Libanês, em parceria com a Ebserh. Desde então, a cultura de planejamento passou a fazer parte de nossa realidade, o que originou esse segundo Ciclo", ressalta.
Para esse novo ciclo, o Plano está apoiado na metodologia do Balanced Scorecard (BSC), concebido pelos estudiosos Kaplan e Norton e oferece uma proposta objetiva e realista como forma de contribuir em melhorias que impactam diretamente nos processos finalísticos de assistência, ensino e pesquisa, buscando o fortalecimento da Maternidade na rede do SUS.
Na visão do superintendente da maternidade, Luiz Murillo Lopes de Britto, o mais importante é fazer com que o Plano seja incorporado por todos que participam da rotina do hospital. "Temos uma equipe engajada e o PDE contribui cada vez mais com a incorporação de todos no processo de construção da excelência de nossos serviços”, afirma.
O documento aprovado pelo Colegiado Executivo da MEJC e publicado através de resolução no Boletim de Serviço de nº 61 de 01 de junho de 2018, pode ser acessado em sua versão original através do link: Plano Diretor Estratégico 2018-2020.
Sobre a Ebserh
Desde agosto de 2013, a Mejc-UFRN é filiada à Ebserh, estatal vinculada ao Ministério da Educação que administra atualmente 40 hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.
O órgão, criado em dezembro de 2011, também é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações nas 50 unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.
Por João Pedrosa