Notícias
Reconhecimento
Maternidade Escola Januário Cicco é a 3ª instituição pública federal mais elogiada do Brasil
A Maternidade Escola Januário Cicco, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (MEJC-UFRN), vinculada à Rede Ebserh, ocupou o terceiro lugar no ranking das instituições federais mais elogiadas do Brasil, por meio do acompanhamento da Controladoria Geral da União (CGU), sendo segunda colocação da Rede Ebserh.
No período de 1º de janeiro a 31 de dezembro de 2022, a administração federal recebeu 12.776 elogios de usuários de serviços públicos de 265 instituições federais, destes 1.631 elogios foram para o Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian, da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (Humap-UFMS/Ebserh), a primeira do ranking. Na segunda posição figura o Instituto Nacional de Seguro Social (INSS), com 1.447 elogios e, na terceira colocação, a MEJC, com 581 manifestações de elogios.
Os principais elogios estão relacionados a satisfação do usuário com o atendimento prestado pelos profissionais de saúde da instituição e a assistência hospitalar e ambulatorial, colocando a MEJC no patamar das instituições mais bem vistas pelo usuário do SUS.
O resultado é obtido a partir da aferição de manifestações da população junto à Plataforma Integrada de Ouvidorias e Acesso à Informação (Fala.BR). Entre os tipos de manifestações possíveis estão denúncia (comunicar a ocorrência de um ato ilícito), reclamação (insatisfação com o serviço público, fazer críticas, relatar ineficiência), solicitação (espera por atendimento ou prestação de serviço – medicamento ou ação do órgão em questão), sugestão (ideia ou proposta de melhoria), elogio (satisfação com o atendimento), simplifique (solicitação de simplificação de etapas burocráticas no processo).
O usuário ou colaborador realiza sua manifestação na plataforma Fala.BR, e esta é direcionada ao “Painel Resolveu?”. Essa ferramenta reúne informações sobre manifestações de ouvidoria que a Administração Pública recebe diariamente pelo sistema Fala.BR. A aplicação permite pesquisar, examinar e comparar indicadores de forma rápida, dinâmica e interativa. Criado pelo Ministério da Transparência e Controladoria (CGU), o “Painel Resolveu” tem por objetivo dar transparência e fornecer dados que auxiliem gestores e cidadãos no exercício do controle por meio da participação social.
Sobre a Rede Ebserh
A MEJC faz parte da Rede Hospitalar Ebserh desde agosto de 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) foi criada em 2011 e, atualmente, administra 41 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.
Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) e, principalmente, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas.
Devido a essa natureza educacional, os hospitais universitários são campos de formação de profissionais de saúde. Com isso, a Rede Hospitalar Ebserh atua de forma complementar ao SUS, não sendo responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde do país.