Notícias

Conhecimento

Ebserh disponibiliza acesso à plataforma UpToDate para todos os hospitais da Rede

UpToDate é a principal fonte de atualização médica no mundo, sendo utilizado por mais de 1,9 milhão médicos e profissionais de saúde e por mais de 38,5 mil instituições
Publicado em 16/07/2021 14h45
Ebserh disponibiliza acesso à plataforma UpToDate para todos os hospitais da Rede

A Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) disponibiliza para os colaboradores e residentes de todos os hospitais da Rede o acesso à plataforma UpToDate, que contempla vasta base científica de conhecimentos em saúde.

A plataforma já utlizada pela Rede Ebserh/MEC desde 2017, apresenta agora uma nova versão com acesso a partir de qualquer computador ou dispositivo móvel conectado à internet. 

Na nova versão, o acesso à plataforma pode ser feito a partir de qualquer computador ou dispositivo móvel pela rede interna do hospital, além de também ser possível criar login e senha para acessos externos, o que não era possível na versão anterior. Funcionalidades importantes foram mantidas, como o acesso irrestrito seja dentro ou fora do hospital, a produção de relatórios, o fornecimento de Créditos de Educação, que podem ser utilizados na avaliação de residentes e preceptores, dentre outras. 

Os usuários têm acesso direto à cobertura de quase 12 mil tópicos médicos, mais de 36 mil gráficos apresentados em um formato fácil de pesquisar, quase 10 mil recomendações classificadas, tópicos com referências completas com mais de 519 mil resumos do Medline, sendo todo o conteúdo atualizado continuamente. A base de dados em tela fornece também informações quanto a interações medicamentosas e realiza cálculos de doses, sintetiza as informações consultadas e fornece revisões de tópicos originais, colocando novas informações em contexto e oferecendo recomendações de tratamento classificadas e embasadas em evidências.

Para acesso dentro da rede da Maternidade Escola Januário Cicco (MEJC-UFRN), basta acessar o link https://www.uptodate.com. Já para acesso externo (fora da rede da maternidade), é necessário entrar com o login e a senha utilizados na rede da maternidade (o mesmo utilizado para iniciar o computador e entrar no e-mail institucional).

Abaixo, seguem links de vídeos com informações e treinamentos para facilitar o uso da plataforma UpToDate:

Sobre a Rede Ebserh

A MEJC faz parte da Rede Hospitalar Ebserh desde agosto de 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) foi criada em 2011 e, atualmente, administra 40 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.

Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), e, principalmente, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas.

Devido a essa natureza educacional, a os hospitais universitários são campos de formação de profissionais de saúde. Com isso, a Rede Hospitalar Ebserh atua de forma complementar ao SUS, não sendo responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde do país.