Notícias
DOAÇÃO
Banco de Leite da Maternidade Januário Cicco ganha viatura
Banco de Leite da Maternidade Januário Cicco ganha viatura
Na manhã de hoje (12), o Banco de Leite Humano (BLH), da Maternidade Escola Januário Cicco (MEJC), unidade hospitalar vinculada a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), filial da Rede Ebserh, recebeu do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte (TJRN), um veículo que será utilizado no serviço de coleta domiciliar do leite materno, aumentando a capacidade e proporcionando mais agilidade e segurança ao transporte deste alimento tão importante para o recém-nascido.
A ação efetivada pelo desembargador Expedito Ferreira, fez a entrega de dez veículos para quatro instituições públicas do Estado. Só para bancos de leite e unidades de saúde, foram entregues cinco automóveis, sendo um para a MEJC, um para o Hospital Santa Catarina e outro para o Corpo de Bombeiros Militar e outros dois para a Diretoria de Saúde do Hospital Coronel Pedro Germano da Polícia Militar. Outras cinco viaturas foram repassadas para o Comando Geral da Polícia Militar, o qual também foi beneficiado na semana passada com outros 23 carros para a patrulha ostensiva, na capital e no interior.
“A Justiça tem procurado meios, em seu orçamento próprio, para beneficiar a sociedade. Semana passada, nos preocupamos com a segurança pública. Nesta semana, nos preocupamos com a área da saúde”, destacou o presidente da Corte potiguar, ao definir a iniciativa como uma espécie de “serviço público” do tribunal, com o propósito de amenizar as dificuldades sofridas pelos bancos de leite materno do Estado, na atividade de coletar e distribuir o leite fornecido por voluntárias em razão da insuficiência em seu setor de transportes.
Os veículos doados pertenciam à antiga frota do Tribunal de Justiça e poderiam ser vendidos ou reaproveitados internamente pelo próprio tribunal, mas após uma avaliação técnica em processo administrativo dos custos de manutenção e dos valores que seriam despendidos, o Tribunal tomou a decisão administrativa de autorizar a doação.
Impacto
A coordenadora do BLH da Maternidade, Ana Zélia Pristo, destacou a carência de veículos que auxiliam no transporte das doações de leite e como o apoio recebido será fundamental para a ampliação dessas doações. “Na maioria das vezes, a doadora está impossibilitada de ir até a maternidade, então a coleta domiciliar é a forma que nós temos de chegar até a doadora e coletar esse leite”, afirma.
Ela lembra que mensalmente são coletados cerca de 280 litros. Hoje esse número foi reduzido a 200 litros por causa da falta de transportes de coleta. “Esses veículos vêm, não apenas solucionar essa carência, como também ampliar a captação das doações, que são diárias”, ressalta.
Ana Zélia Pristo explica que todo o leite doado é processado e pasteurizado para que possa ser distribuído de forma segura para os bebês que estão em UTIs, não só em Natal, mas em todo Estado.
Segundo o superintende da MEJC, Luiz Murilo Lopes de Brito, é grande o impacto que uma ação desta natureza causa na assistência de todo o Estado. “O gesto do Judiciário é tocante, principalmente na assistência prestada às nossas pacientes que amamentam. Existem mulheres que podem doar o leite, que é pasteurizado na própria maternidade. Esse leite é utilizado na alimentação de crianças, tanto na capital quanto no interior”, diz.
Sobre a Ebserh
Desde agosto de 2013, a Mejc-UFRN é filiada à Ebserh, estatal vinculada ao Ministério da Educação que administra atualmente 39 hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.
O órgão, criado em dezembro de 2011, também é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações nas 50 unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.
Por João Pedrosa