Notícias
REDUÇÃO DE FILA
Mutirão para tratamento de varizes no esôfago atendeu 52 pacientes
Maceió (AL) – O Hospital Universitário Professor Alberto Antunes, da Universidade Federal de Alagoas (HUPAA-Ufal), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), realizou um mutirão de endoscopia digestiva para tratamento de pacientes com varizes esofágicas. A ação aconteceu nos dias 25 e 26 de setembro, das 7h às 19h. Ao todo, 52 pacientes receberam o tratamento terapêutico, com o objetivo de reduzir a fila de espera do Sistema único de Saúde (SUS).
O mutirão fez parte do “Ebserh em Ação”, iniciativa estratégica com o objetivo de ampliar o acesso da população brasileira a cirurgias eletivas e procedimentos diagnósticos e terapêuticos em todo o país. Esta edição no HUPAA foi destinada a pacientes que apresentavam elevado risco de sangramento e complicações graves, oriundos da fila de espera interna e do Município. Na ocasião, foram realizadas ligaduras de varizes do esôfago, por meio da endoscopia digestiva alta, procedimento minimamente invasivo, seguro e eficaz para a prevenção de hemorragias e a melhoria da qualidade de vida dos pacientes.
“Este mutirão permitiu a rápida resolução de casos represados e a diminuição da sobrecarga nos serviços de urgência e emergência, contribuindo para uma gestão mais eficiente dos recursos públicos e para a promoção da saúde da população alagoana”, destacou a chefe do setor de Apoio Diagnóstico e Terapêutico do HUPAA, enfermeira Marianna Tavares.
Do sofrimento ao alívio
Em 2010, o paciente José Vicente da Silva, de 45 anos, entrou em coma por cinco dias, devido ao rompimento das varizes do esôfago e, há pelo menos seis anos, sofria diariamente com ânsia de vômito. “Se não fosse esse mutirão, eu ia ter que esperar ainda uns cinco meses. Além disso, é um tratamento muito caro, que eu não conseguiria pagar se não fosse pelo SUS”, declarou.
Os procedimentos realizados contaram com a atuação dedicada dos profissionais da instituição, com patrocínio da Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva (SOBED), que teve apoio da Sociedade Alagoana de Gastroenterologia e do Capítulo Alagoano da SOBED, reforçando a importância da articulação entre entidades científicas e instituições públicas de saúde. Todos os kits de ligadura utilizados foram viabilizados pela SOBED, e os médicos executores são sócios da entidade, o que evidencia o compromisso da sociedade médica com o fortalecimento da assistência hospitalar.
Para o superintendente do HUPAA-UFAL, Célio Rodrigues, “a cooperação científica fortalece o compromisso coletivo com a saúde pública, promovendo avanços técnicos e ampliando o acesso da população a procedimentos especializados.”
“Em nome dos pacientes, quero agradecer às equipes da Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva (SOBED), que se juntaram a nós para viabilizar o tratamento de mais pacientes. Pretendemos fazer mais mutirões como esse para zerar as filas de espera”, declarou.
Sobre a Ebserh
O HUPAA-Ufal faz parte da Rede Ebserh desde 2014. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Por Suzana Gonçalves
Coordenadoria de Comunicação Social/Ebserh