Notícias
LEITURA
I Semana do Livro e Biblioteca do HUPAA celebra leitura e arte na comunidade hospitalar
Maceió (AL) – O Hospital Universitário Professor Alberto Antunes, da Universidade Federal de Alagoas (HUPAA-Ufal), realizou entre os dias 9 e 11 de dezembro a I Semana do Livro e Biblioteca. A ação trouxe uma programação voltada à valorização da leitura, da cultura e da produção científica no ambiente hospitalar. O evento reuniu servidores, residentes, estudantes e usuários do hospital em três dias de atividades artísticas, rodas de conversa, tarde de autógrafos e capacitações.
A abertura contou com apresentações culturais que celebraram a diversidade, com a apresentação de dança cigana com a artista Anne Cerqueira, música com Jorge Félix, Karol Nalin e Diego Nalin, além da participação do grupo Anjos do Hupaa, que encantou o público com contação de histórias. Logo no primeiro dia também ocorreu um bate-papo promovido pelo Clube do Livro do HUPAA, com os mediadores José Gutemberg e Isabel Calheiros, encerrando as atividades do clube em 2025 com discussão da obra A Vida pela Frente, de Émile Ajar.
Apesar de ser a primeira edição do evento, outras iniciativas dedicadas à prática da leitura já foram realizadas no Hospital Universitário, por meio da Comissão “Livros! Use sem Moderação”. Para a bibliotecária do HUPAA e idealizadora dessas ações, Isabel Calheiros, a I Semana do Livro e Biblioteca é uma iniciativa que amplia a cultura, incentiva a pesquisa e valoriza a humanização no ambiente hospitalar.
“O objetivo é criar um espaço de promoção de discussões sobre práticas de leitura, realização de ações culturais, além de fomentar o gosto pelos livros e pela pesquisa acadêmica. Em novembro, o espaço físico da biblioteca passou por uma reestruturação, tornando-se mais leve e acolhedor. A partir disso, surgiu a ideia de realizarmos o evento”, explicou Isabel.
No segundo dia, a programação destacou a produção científica da instituição com a tarde de autógrafos do livro Nutrição e Fibrose Cística: evidências e abordagens para o atendimento de crianças e adolescentes, organizado pelas professoras Maria Isabel Siqueira de Andrade, Larissa de Oliveira Soares e Aryanne da Silva Nascimento. O momento reforçou o papel do hospital universitário como espaço de pesquisa, ensino e difusão de conhecimento.
O último dia foi dedicado à integração entre assistência, educação e humanização, com apresentação da pedagoga Vera Marinho sobre o papel da música e da brincadeira na pediatria. À tarde, residentes multiprofissionais participaram de treinamento sobre o Portal de Periódicos da Capes e a plataforma UpToDate, conduzido pela bibliotecária Isabel Calheiros.
Para a chefe do Setor de Gestão do Ensino do HUPAA, Monica Assunção, as ações da biblioteca têm um papel estratégico dentro de um hospital de ensino. “Elas fortalecem o processo formativo de estudantes, residentes e profissionais, e contribuem diretamente para uma prática assistencial mais segura e baseada em evidências. Além disso, iniciativas como a Semana do Livro e Biblioteca aproximam a cultura, a pesquisa e a humanização, integrando ensino, extensão e assistência em benefício da comunidade hospitalar”, destacou.
Durante todo o evento, houve ainda troca de livros e exposição dos títulos lidos no Clube do Livro do HUPAA, reforçando o compromisso da instituição em promover o acesso à leitura e fortalecer espaços coletivos de aprendizagem.
Acesse aqui a galeria de fotos: https://drive.google.com/drive/folders/1tf_bo0KBVVuMXqkx4MnNc1SzNmbVQO4C
Sobre a Ebserh
O HUPAA-Ufal faz parte da Rede Ebserh desde 2014. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Por Suzana Gonçalves
Coordenadoria de Comunicação Social/Ebserh