Notícias
SAÚDE OCUPACIONAL
HUPAA implementa ginástica laboral para comunidade hospitalar
Colaboradores do HUPAA participam da ginástica laboral com educador físico
Maceió (AL) – Com o objetivo de promover um ambiente de trabalho mais saudável e alinhado às políticas públicas de saúde, o Hospital Universitário Professor Alberto Antunes, da Universidade Federal de Alagoas (HUPAA-Ufal), implementou nesta semana a ginástica laboral para colaboradores, residentes e estudantes. A ação está em sintonia com as diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS), ao reforçar princípios como promoção, prevenção, recuperação da saúde e integralidade do cuidado. O HUPAA-Ufal é vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).
O educador físico do HUPAA Roberto Vinícius da Costa, condutor da atividade, destacou que a rotina em um hospital universitário é marcada por longas jornadas, esforços físicos repetitivos, posturas inadequadas e elevada carga emocional. “Assim, a ginástica laboral surge como uma ação acessível e efetiva para a prevenção de adoecimentos e a criação de momentos de autocuidado durante o expediente”, avaliou.
Roberto explicou ainda que a ginástica laboral atua diretamente na redução de fatores de risco relacionados ao trabalho, o que reflete positivamente na diminuição de afastamentos e no fortalecimento do bem-estar mental e físico. “Os exercícios de alongamento, mobilidade e fortalecimento, bem como as orientações posturais e pausas ativas, contribuem para a diminuição de tensões musculares, prevenção de lesões por esforços repetitivos e redução de dores associadas à sobrecarga física e postural”, concluiu.
A ação foi articulada pela Unidade de Saúde Ocupacional e Segurança do Trabalho (USOST/HUPAA) e foi resultado do programa de qualidade de vida Saúde & Bem-Estar no HUPAA, implantado em 2024. Segundo o chefe da USOST, Felipe Pinheiro, o setor realizou um mapeamento dos setores com maior exigência física e horários mais críticos. “A partir da análise dos afastamentos e das demandas identificadas, fizemos um planejamento segundo as especificidades de cada categoria profissional e turno, adaptando os exercícios e as orientações às diferentes realidades do hospital”, destacou.
Além do cuidado assistencial, a implantação da ginástica laboral também cumpre um importante papel educativo, alinhado ao tripé ensino, pesquisa e extensão que caracteriza os hospitais universitários. A iniciativa se consolida como campo de prática para estudantes e profissionais em formação, especialmente das áreas de Educação Física, Fisioterapia e afins, promovendo aprendizado sobre ergonomia, prevenção de lesões e promoção da saúde no trabalho.
Sobre a Ebserh
O HUPAA-Ufal faz parte da Rede Ebserh desde 2014. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Por Suzana Gonçalves
Coordenadoria de Comunicação Social/Ebserh