Notícias
Abreviação do jejum pré-operatório
HUPAA implanta Protocolo para abreviação do jejum pré-operatório
Publicado em
17/12/2020 15h40
Atualizado em
17/12/2020 17h36
A abreviação do jejum pré-operatório consiste em uma das condutas dos chamados protocolos multimodais, que tem como objetivo acelerar a recuperação pós-operatória do paciente.
A
ssim, pa
ra abreviar o jejum pré-operatório, bebidas contendo carboidratos têm sido utilizadas e recomendadas, devido ao rápido esvaziamento gástrico e melhora da resistência à insulina relacionada com o trauma cirúrgico.
A iniciativa para criação e implantação do protocolo de abreviação do jejum cirúrgico no HUPAA, surgiu a partir do levantamento realizado pela Unidade de Nutrição Clínica, de junho à agosto/2019, quanto ao tempo médio de jejum dos pacientes antes da cirurgia, sendo este de aproximadamente 13 horas, indo de encontro com o que se recomenda que é de jejum para alimentos sólidos de 6-8 horas e 2-3 horas para líquidos. Assim, formou-se uma comissão em 2019 com representantes médicos da cirurgia geral, cirurgia bariátrica, cirurgia pediátrica, anestesiologia, Nutrição Clínica, E
nfermagem da clínica cirúrgica e Centro cirúrgico
e do Setor de Vigilância e Segurança do Paciente. Após diversas reuniões realizadas presenciais e on-line, montou-se um protocolo para
abreviação do jejum pré-operatório, sendo estabelecido cronograma para treinamento e divulgação aos envolvidos no processo. E efetivamente agora em dezembro/2020, houve a implantação do protocolo na clínica cirúrgica.