Notícias
CARNAVAL
Bloco Pinto da Madrugada leva cultura e alegria ao HUPAA
Maior bloco carnavalesco de Alagoas alegrou toda a comunidade hospitalar
Maceió (AL) - Alegria, cultura e bem-estar também integram as estratégias de cuidado no Hospital Universitário Professor Alberto Antunes, da Universidade Federal de Alagoas (HUPAA-Ufal). Na manhã desta terça-feira (3), o hospital recebeu a visita do Bloco Pinto da Madrugada, promovendo um momento de acolhimento para colaboradores, pacientes e acompanhantes com muito frevo e cores. O HUPAA-Ufal faz parte da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).
A visita do bloco carnavalesco mais tradicional de Alagoas ultrapassa o caráter meramente festivo para assumir uma função social, afetiva e comunitária ao promover saúde mental e bem-estar institucional. Ao abrir suas portas para manifestações culturais, o HUPAA reafirma seu compromisso com a humanização do cuidado, o respeito às pessoas e a valorização da identidade cultural alagoana.
Para Malba Bulhões, psicóloga e chefe da Unidade de Desenvolvimento de Pessoas (UDP/HUPAA), a iniciativa configura-se como uma prática integradora, terapêutica e humanizadora, que promove saúde no sentido clínico e também psicossocial. “No que se refere aos pacientes, a iniciativa ajuda a minimizar a sensação de isolamento e ansiedade frequentemente associadas ao processo de hospitalização, colaborando para a melhoria do humor, da esperança e, consequentemente, da adesão ao tratamento”, destacou.
O chefe da Divisão de Gestão de Pessoas (DivGP/HUPAA), Bruno Morais, destacou que manifestações culturais também contribuem para gerar integração e descontração no ambiente de trabalho, sobretudo para os profissionais da saúde, que lidam constantemente com o sofrimento humano. “É a terceira vez que o bloco se apresenta no HUPAA. A Divgp e a Comissão de Eventos do hospital sempre buscam aliar datas comemorativas a eventos que possam envolver as pessoas, sempre com o objetivo de reforçar ainda mais esse ambiente acolhedor”, destacou.
O representante e porta-estandarte oficial do Pinto da Madrugada, Eraldo Ferraz, declarou que a visita do bloco é um compromisso social assumido pela Diretoria. “Ficamos emocionados em realizar essa ação no HU. Como porta-estandarte, vejo essa visita como uma ação muito importante, pois é uma oportunidade de levarmos alegria para aqueles que estão num momento difícil de sua saúde", opinou.
Sobre a Ebserh
O HUPAA-Ufal faz parte da Rede Ebserh desde 2014. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Por Suzana Gonçalves
Coordenadoria de Comunicação Social/Ebserh