Perguntas Frequentes

Publicado em 13/11/2020 15h10 Atualizado em 16/11/2020 18h06
  • Atendimento Asistencial
    • Como posso marcar uma consulta no Hupaa?

      Se o paciente já é atendido na instituição e possui encaminhamento de um médico do Hupaa (digitado, assinado e carimbado pelo profissional médico), informando a especialidade da qual o paciente necessita de atendimento, o paciente poderá se dirigir a recepção de marcação de consultas da instituição para realizar o agendamento, conforme a disponibilidade de vagas pelo Sistema de Regulação - Sisreg/Cora. Cumpre ressaltar que caso as vagas disponibilizadas pelo Sisreg/Cora findem e o paciente não consiga agendar sua consulta, poderá retornar outro dia para tentar realizar seu agendamento ou poderá procurar a Unidade Básica de Saúde mais próxima de sua residência.

      Se o paciente ainda não é atendido no Hupaa ou não possui encaminhamento de um médico da instituição, mas deseja agendar uma consulta para o Hupaa, ele deve procurar a Unidade Básica de Saúde mais próxima de sua residência, afim de agilizar com brevidade o agendamento de sua consulta ou exame, visto que conforme preconizado, a Unidade Básica de Saúde e/ou Secretaria Municipal de Saúde é a principal porta de entrada para o acesso as consultas e exames, onde o procedimento deve ser solicitado com base nos Protocolos de Acesso.

    • Como posso marcar um exame no Hupaa?

      Se o paciente já é atendido na instituição e possui encaminhamento de um médico do Hupaa (digitado, assinado e carimbado pelo profissional médico), informando o exame do qual o paciente necessita, o paciente poderá se dirigir a recepção de marcação de exames de imagem ou a recepção de marcação de exames laboratoriais da instituição para realizar o agendamento, conforme a disponibilidade de vagas pelo Sisreg/Cora. Cumpre ressaltar que caso as vagas disponibilizadas pelo Sisreg/Cora findem e o paciente não consiga agendar seu exame, poderá retornar outro dia para tentar realizar seu agendamento ou poderá procurar a Unidade Básica de Saúde mais próxima de sua residência.

      Se o paciente ainda não é atendido no Hupaa ou não possui encaminhamento de um médico da instituição, mas deseja agendar um exame para o Hupaa, ele deve procurar a Unidade Básica de Saúde mais próxima de sua residência, afim de agilizar com brevidade o agendamento de sua consulta ou exame, visto que conforme preconizado, a Unidade Básica de Saúde e/ou Secretaria Municipal de Saúde é a principal porta de entrada para o acesso as consultas e exames, onde o procedimento deve ser solicitado com base nos Protocolos de Acesso.

    • Como se submeter a uma cirurgia neste hospital?

      Primeiramente é necessário agendar uma consulta com um especialista cirurgião (vide fluxo informado acima sobre marcação de consultas), e só após a realização dos exames e a consulta de retorno realizada, o médico fornecerá ao usuário uma Autorização de Internação Hospitalar (AIH), com a indicação do procedimento cirúrgico. Com a AIH em mãos, o usuário deverá se dirigir a recepção de marcação de cirurgias, onde será realizado o agendamento da cirurgia, bem como, agendamento/encaminhamento para a Junta Médica do seu Município de residência. Se a cirurgia for autorizada pela Junta Médica do seu município, o paciente deverá retornar ao hospital apenas na data da realização de sua cirurgia, ou conforme orientação da recepção de marcação de cirurgias.

    • Como posso ter acesso a internação no Hupaa?

      Para o paciente ter acesso à internação no Hupaa é necessário que tenha sua solicitação de vaga/leito regulada pela Central de Regulação de Leitos de Maceió/Al ou ser paciente do Hupaa em tratamento de alguma das linhas de cuidado da instituição, onde o médico responsável da instituição solicitará seu internamento, conforme as vagas disponíveis.

  • Concursos, Editais, Resultados e Provas
    • Qual a forma de ingresso no quadro de pessoal da Ebserh?

      O regime de pessoal permanente da Ebserh é o da CLT, aprovada pelo Decreto-Lei no 5.452, de 1º de maio de 1943, e legislação complementar, condicionada a contratação à prévia aprovação em concurso público de provas ou de provas e títulos, observadas as normas específicas editadas pelo Conselho de Administração (Art. 10º, da Lei nº 12.550/2011).

      Em Concursos e Seleções são divulgados os editais para contratação de pessoal lançados pela empresa.

    • Uma vez contratado pela Ebserh, existe a possibilidade de transferência do empregado entre hospitais universitários federais?

      Os concursos realizados pela Ebserh destinam-se a unidades hospitalares específicas. A transferência para outra filial da Ebserh somente poderá ocorrer por necessidade ou interesse da empresa.

    • Quando terão novas convocações para o concurso?

      A convocação dos candidatos aprovados no concurso público Ebserh está sendo definida a partir de deliberação da Governança do Hospital baseada no quantitativo de vagas estabelecidas e na necessidade de Recursos Humanos das áreas. Vale ressaltar que as convocações são liberadas de acordo com direcionamentos do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão.

      Conforme previsto nos editais, o concurso tem validade de 01 (um) ano, prorrogável por mais 01 (um) ano, contados a partir da data de homologação. Dessa forma, as convocações deverão acontecer nesse período.

  • Plano de Cargos e Benefícios
  • Telessaúde
    • O que é Telessaúde?

      É o uso de tecnologias de informação e comunicação para propiciar o desenvolvimento de atividades acadêmicas e assistenciais na área de saúde, sobretudo, quando a distância é um fator crítico. O HUPAA dispõe da Unidade de Telessaúde que fica localizada no Centro de Apoio à Pesquisa e objetiva fomentar as atividades desta área no estado de Alagoas.

    • O que é a Rede RUTE?

      A Rede Universitária de Telemedicina é responsável por conectar todos os Hospitais Universitários do Brasil com vistas a apoiar projetos em telemedicina já existentes e incentivar a proposição de novos. Atua fortemente com a disponibilização dos Grupos de Interesse Especial (do inglês Special Interest Groups - SIGs) que promovem sessões de discussão, debates, análises de casos clínicos, entre outros debates.

    • Como participar dos SIGs da Rede RUTE?

      Para participar dos SIGs é necessário fazer sua inscrição na unidade de Telessaúde e acompanhar a agenda de reuniões de cada SIG. É necessário se dirigir ao Mini-Auditorio II para participar presencialmente das reuniões.

    • Quem pode participar dos SIGs?

      Para participar dos SIGs é necessário fazer sua inscrição na unidade de Telessaúde e acompanhar a agenda de reuniões de cada SIG. É necessário se dirigir ao Mini-Auditorio II para participar presencialmente das reuniões.

    • O que são vídeo e webconferencia?

      As videoconferências são atividades virtuais realizadas com o auxílio de equipamentos tecnológicos apropriados para a transmissão das reuniões à distância entre os mais diversos profissionais da saúde, seja no âmbito da administração, ensino, pesquisa e/ou assistência. As webconferencias são atividades virtuais que são disponibilizadas através de plataformas específicas que possibilitam o usuário acessar as reuniões de qualquer hora e lugar. No HUPAA as webconferencias abordam temas diversos e são propostas pela Unidade de Telessaúde que escolhe e convida os palestrantes. Os profissionais também podem propor a atividade de webconferencia e a chefia faz análise e aceita se for de interesse do Hospital. A Unidade de Telessaúde do HUPAA possui canal no YouTube onde são disponibilizadas todas as webconferencias.

  • Pesquisa e Inovação Tecnológica em Saúde
    • O SGPIT está funcionando nesse momento de pandemia causada pelo SARS-CoV- 2?

      Sim, o fluxo de recebimento dos projetos de continua em funcionamento por atividade remota, porém as autorizações institucionais (projeto que iniciarão suas atividades) estão temporariamente suspensos. Podendo ser contactado através do  email mario.juca@famed.ufal.br ou pelo Whastsapp  (82) 99816-5736

    • Como funciona a submissão ao Comitê de Ética?

      O CEP do HUPAA provavelmente iniciará suas atividades a partir de Junho, os projetos que ocorrerão no HUPAA podem ser encaminhados online para o CEP UFAL, através do endereço http://plataformabrasil.saude.gov.br/login.jsf

    • Como funciona o cadastramento da pesquisa no SGPIT?

      De acordo com os seguintes passos e procedimentos:

      1. Encaminhar um e-mail ao Setor de Pesquisa e Inovação Tecnológica—SGPIT (pesquisa@hupaa.edu.br) contendo no assunto a palavra: “Autorização de Pesquisa” e anexar os seguintes documentos:  Projeto de Pesquisa na Íntegra;  Declaração do Orçamento de Pesquisa. Ao término da análise dos documentos o pesquisador receberá por e-mail o parecer do projeto, podendo ser favorável, pendente (necessidade de esclarecimentos) ou negado. O tempo máximo deste processo é no máximo de 15 dias úteis. No e-mail com parecer favorável, o pesquisador receberá o Termo de Concordância informando o Setor do Hospital onde a pesquisa será realizada, devendo o pesquisador;
      2. Providenciar Ciência do Chefe do Setor dentro de 7 dias, após obter a autorização do Chefe do Setor, o pesquisador deverá;
      3. Enviar ao SGPIT no Centro de Apoio à Pesquisa—CAP, o Termo de Concordância assinado para receber a Carta de Aceite, e quando for o caso, a assinatura nos documentos da Plataforma Brasil (e.g. Folha de Rosto). A Carta de Aceite é um documento obrigatório para a execução do projeto e deverá ser anexada aos demais documentos exigidos na submissão do projeto ao CEP da UFAL. Após receber a notificação do CEP sobre a aprovação, 4- o pesquisador encaminhará ao SGPIT a Cópia da carta de aprovação do CEP ou Declaração de Responsabilidade, documento para justificar a dispensa de análise do projeto pelo CEP, (modelo disponível). Após o SGPIT aprovar a documentação recebida, o pesquisador receberá o documento de Autorização de Execução de Projeto, que concede ao pesquisador permissão para executar o projeto no HUPAA/UFAL/EBSERH. Obs: O Coordenador do Projeto se compromete a não iniciar o projeto de pesquisa no HUPAA sem antes enviar a aprovação do COMITÊ DE ÉTICA e receber Autorização Institucional para Execução de Pesquisa.
    • Quem assina o termo de Concordância?

      O termo de Concordância é responsabilidade do pesquisador, deve ser assinado pela Chefia Imediata do setor em que será realizado a pesquisa.

    • Se um grupo de empreendedores e/ou pesquisadores desejarem contribuir em novos produtos, serviços ou transferência de tecnologia em saúde poderá ter o Hospital Universitário Alberto Antunes como sede para esse desenvolvimento?

      Sim, temos total interesse em oferecer novos produtos, serviços e incrementos tecnológicos para o HUPAA enfrentar esse momento de pandemia, a proposta deve ser encaminhada para pesquisa@hupaa.edu.br

  • Atividades de Pós-graduação
  • Atividades de Graduação e Ensino Técnico