Notícias
Formação
Residentes do Huol-UFRN participam de programa internacional sobre microbiologia clínica
Natal (RN) - Duas profissionais que atuam na residência multiprofissional do Hospital Universitário Onofre Lopes, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (Huol-UFRN), estão participando de um programa internacional da Sociedade Europeia de Microbiologia Clínica e Doenças Infecciosas (da sigla em inglês ESCMID). Elas apresentaram, na Holanda, trabalhos desenvolvidos em instituições do Sistema Único de Saúde (SUS), como parte complementar da residência. O Huol é um dos 45 hospitais universitários federais vinculados à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).
As residentes do Huol Geovanna Oliveira Carneiro e Renata Borges de Oliveira são as únicas farmacêuticas presentes e as únicas representantes da América Latina na edição atual da escola de verão da ESCMID, que seleciona membros da sociedade para o Attendance Grant, na Holanda. “Demonstramos o interesse de nos tornar membros na categoria Jovem Cientista e depois nos submetemos à seleção”, explicou Geovanna Carneiro, que comemora já os resultados desta experiência. “Agora, mais que nunca, entendemos o potencial que farmacêuticos têm para trabalhar com doenças infecciosas”, afirmou.
Geovanna, que atua com Renata na farmácia clínica em atividades de logística e acompanhamento farmacoterapêutico dos pacientes da UTI, disse que a experiência europeia vai contribuir em muito para o desempenho profissional. “Estar ao lado de profissionais aqui no evento é uma experiência importante. Me traz esperança entender que, em termos técnicos, não estamos tão distantes”, disse.
Segundo ela, no intercâmbio com profissionais do curso de verão, as duas tiveram oportunidade de apresentar trabalhos e levaram para debate a discussão sobre tuberculose e a importância do SUS na proteção social e no combate à desigualdade social no Brasil, além da necessidade de ampliar as políticas de proteção social.
Renata Borges de Oliveira, que entrou na residência da Terapia Intensiva Adulto em março de 2023 disse que a experiência foi transformadora. “Posso dizer com tranquilidade que existe uma Renata antes dessa oportunidade e outra depois. Viver tudo isso está sendo uma experiência desafiadora e recheada de conhecimentos”, disse.
A coordenadora do programa de residência em UTI no Huol, Fernanda Lúcia Nascimento Freire Cavalcante, disse que a seleção das duas residentes foi recebida com alegria pela equipe do hospital. “Existe, de fato, o comprometimento pessoal de cada uma que, ao longo da formação, prezou por um currículo de impacto, mas reforça também que enquanto instituição o Huol e a UFRN estão num caminho certo”, disse.
Para ela, essa seleção representa o reconhecimento de que o projeto político-pedagógico das residências multiprofissionais em saúde visa à formação integral dos residentes, dando acesso a experiências de grande impacto acadêmico, científico e assistencial. “O estímulo à leitura científica é incentivado durante a residência, inclusive para conclusão da especialização é necessária a apresentação de um trabalho de conclusão de residência”, explicou.
As profissionais residentes do Huol participaram com os trabalhos intitulados “O que faz do Brasil um protagonista no combate à tuberculose? Uma perspectiva pós-pandemia do Rio Grande do Norte” e “Micoses endêmicas no Brasil: O SUS como garantia do acesso ao tratamento antifúngico”. Segundo Fernanda Cavalcante, esses trabalhos foram desenvolvidos a partir de dados coletados em um estágio externo ao hospital (no Hospital Giselda Trigueiro), pois além das atividades práticas nas enfermarias e leitos de UTI do Huol, os residentes passam por rodízios externos em hospital da rede do Estado.
Saiba mais
O Huol possui quatro programas de residência multiprofissional em saúde que abrangem as áreas de concentração da UTI, Cardiologia, Atenção Psicossocial e Atenção à Saúde da Criança. Anualmente são oferecidas 35 vagas para Enfermagem, Fisioterapia, Nutrição, Psicologia, Serviço Social e Farmácia. O programa de residência envolve atividades teóricas, teórico-práticas e práticas que são desenvolvidas tanto na instituição de saúde quanto nos dispositivos da rede de saúde, atenção básica e outros hospitais do Rio Grande do Norte, para que os residentes tenham contato com equipamentos e serviços do SUS na região.
Sobre a Ebserh
O Huol-UFRN faz parte da Rede Ebserh desde 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Redação: Sinval Paulino, com revisão de Danielle Campos