Perguntas Frequentes

Publicado em 13/11/2020 15h06 Atualizado em 21/01/2021 11h52
  • Consultas
    • Como agendar uma consulta?

      É necessário, primeiramente, procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima da sua residência e consultar um Clínico – ele avaliará a necessidade de encaminhamento para alguma especialidade do Huol e preencherá a Ficha de Referência. Então, a própria Unidade de Saúde marca a consulta no Sistema de Regulação (SISREG) e informa data e horário ao paciente.

      Caso você não resida em Natal, é necessário procurar a Secretaria de Saúde ou Serviço de Regulação do seu município.

    • Como agendar uma consulta de retorno?

      Para retorno, a marcação pode ser pela Central de Agendamentos do Huol, mediante a existência de vaga específica para essa finalidade e desde que dentro de 30 dias após a consulta. Essas orientações valem tanto para quem reside em Natal quanto para moradores de outros municípios pactuados com a capital. Outras orientações sobre os retornos são fornecidas pelos ambulatórios onde os pacientes são atendidos ou pela Central de Agendamentos.

    • Quais documentos levar no dia da consulta?

      Na primeira consulta, é indispensável comparecer ao Huol com originais ou cópias de:

      1. 1-Identidade oficial com foto e número do CPF;
      2. 2-Cartão SUS;
      3. 3-Comprovante de endereço.
      4. *No caso dos pacientes infantis, também é necessário o Registro de Nascimento.

       

      Nas consultas de retorno, além da identidade oficial com foto e cartão SUS, avalie a pertinência de portar exames anteriores ou outras requisições sobre a sua doença.

  • Unidade de Atenção à Saúde da Criança e do Adolescente (Uasca)
    • Como agendar consulta na Uasca?

      Para primeira consulta, é necessário procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima da sua residência e consultar um Clínico – ele avaliará a necessidade de encaminhamento para o Huol e preencherá a Ficha de Referência. Então, a própria Unidade de Saúde marca a consulta no Sistema de Regulação (SISREG) e informa data e horário ao paciente. Caso você não resida em Natal, é necessário procurar a Secretaria de Saúde ou Serviço de Regulação do seu município.

      Tanto para primeira consulta, com a Pediatria Geral, como para consultas de retorno, a marcação é realizada presencialmente na recepção da Uasca, mediante a existência de vaga específica para essa finalidade. O atendimento da Uasca para marcação de consultas ocorre diariamente, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h.

  • Exames
    • Como agendar exames?

      Os exames de imagem e métodos gráficos são agendados pelo Distrito Sanitário correspondente à região de domicílio. O contato é feito pela Unidade Básica de Saúde mais próxima da sua residência; pelo próprio serviço onde houve o atendimento; ou pela Secretaria de Saúde do município onde reside. A solicitação precisa ser lançada na Central de Regulação do SUS.

      Os exames laboratoriais têm agendamento presencial no próprio Huol, que acontece no Laboratório de Análises Clínicas – LAC (1º Subsolo do Ambulatório), de segunda a quinta-feira, das 9h30 às 15h, e na sexta-feira, das 9h30 às 14h.

    • Como receber os resultados dos exames?

      A entrega dos exames de imagem e métodos gráficos acontece no 3º andar do prédio do CDI, de segunda a sexta-feira, das 7h às 15h. É necessário apresentar identidade oficial com foto. Acompanhante ou familiar deverá apresentar o documento do paciente e a sua identidade oficial com foto.

      A entrega dos exames laboratoriais acontece no Laboratório de Análises Clínicas – LAC (1º Subsolo do Ambulatório), de segunda a quinta-feira, das 9h30 às 15h, e na sexta-feira, das 9h30 às 14h. É necessário apresentar documento de identidade com foto. Acompanhante ou familiar deverá apresentar o documento do paciente e o seu documento com foto.

  • Acesso ao Huol
    • Quais são as orientações para acesso e permanência no ambiente do Huol?
      • Pacientes e acompanhantes devem comparecer ao Huol portando identidade oficial com foto;
      • Crianças devem sempre ser acompanhadas de seus responsáveis e do registro de nascimento;
      • Pacientes a serem atendidos no ambulatório devem comparecer, portando o comprovante de marcação da consulta, com antecedência de 30 minutos para o horário do atendimento. Cada paciente com apenas um acompanhante e somente se necessário;
      • É proibido fumar nas dependências do Hospital;
      • É proibido filmar o ambiente hospitalar sem prévia autorização;
      • É proibido entrar e circular em qualquer ambiente sem prévia autorização ou identificação nas recepções;
      • O silêncio é imperativo: fale baixo, mantenha celulares no silencioso e evite barulhos;
      • É vedado o uso roupas curtas em geral, shorts, bermudas, roupas de ginástica, roupas transparentes, camisetas regatas e calçados abertos;
      • Evite levar pertences ou objetos de valor – o Huol não se responsabiliza por objetos deixados em seus aposentos;
      • É proibido o acesso de flores e animais;
      • É proibido levar alimentos para os pacientes.
    • Quais são os horários de visitas?

      Nas Enfermarias, as visitas são das 10h às 20h30, todos os dias. Permitido até 2 visitantes por paciente, com possibilidade de revezamento.

      Obs.: Em razão da Covid-19, as visitas aos pacientes internados estão temporariamente suspensas.

      Nas Unidades de Terapia Intensiva (UTIs), os horários e informações adicionais devem ser solicitados através do (84) 3342-5105. Permitido até 3 visitantes por paciente, com permanência reduzida.

  • Covid-19
    • Em razão da Covid-19, o que preciso saber antes de ir ao Huol?

      Desde 1º de setembro, retomamos parcialmente os atendimentos suspensos em decorrência da Covid-19. O Huol tem entrando em contato com os pacientes, comunicando datas e horários da assistência. Portanto, não existe necessidade de comparecer presencialmente ao hospital para remarcar consulta.

      Cuidados adicionais são necessários neste período:

      • O acesso ao Ambulatório só será permitido até 30 minutos antes do horário de atendimento (não pode ocorrer filas nem aglomerações – evite chegar muito cedo);
      • Acompanhantes só serão permitidos para menores de 18 anos, maiores de 60 anos e pessoas com mobilidade limitada;
      • O uso da máscara é obrigatório nas dependências do hospital;
      • Só ingressará no hospital quem portar os documentos necessários ao atendimento:
      1. 1-Identidade oficial com foto e número de CPF (para crianças, apresentar registro de nascimento);
      2. 2-Cartão SUS;
      3. 3-Comprovante de residência.
    • Existe previsão de retorno do funcionamento normal do hospital?

      A pandemia decorrente da Covid-19 impossibilita previsão do retorno integral das atividades do Huol, pois além da medida de distanciamento social, o hospital integra todo o contexto de esforços da saúde pública, agindo não só na retaguarda, mas também recebendo pacientes oriundos de Estados mais críticos. Além disso, o Huol prestará assistência aos pacientes com doenças crônicas e prioritários clinicamente, já assistidos na instituição.

      O Hospital tem entrado em contato com os usuários para comunicar datas e horários da assistência, das especialidades prioritárias que retomaram parcialmente os atendimentos, como os asos da cardiovascular, oncologia, neurocirugia, neurologia, oftalmologia para casos graves, otorrino no tratamento de lesões pré-malignas, urologia, cirurgia geral e cirurgia de aparelho digestivo e transplantes.

    • As consultas estão ocorrendo presencialmente ou por tele atendimento?

      Em geral, as consultas são presenciais. Quando necessário, algumas especialidades contam com a opção de tele atendimento.

    • Como renovar receita de minha medicação?

      Para renovação de receitas, é preciso entrar em contato por telefone com o Ambulatório da especialidade médica. Acesse AQUI a lista de telefones úteis do Huol.

    • Como obter laudo médico?

      Para emissão de laudos médicos, é preciso entrar em contato por telefone com o Ambulatório da especialidade médica. Acesse AQUI a lista de telefones úteis do Huol.

    • Como obter informações a respeito da agenda de um médico do hospital?

      Para obter informações a respeito da agenda dos médicos do Huol, é preciso entrar em contato por telefone com o Ambulatório da especialidade médica. Acesse AQUI a lista de telefones úteis do Huol.

  • Carteirinha do Huol e atualização de dados
    • Como obter carteirinha de registro do Huol?

      A carteira de identificação do usuário é impressa na primeira consulta agendada no Huol. Para retirar o documento, basta procurar a Central de Agendamentos no dia da consulta e apresentar documento de identificação com foto. Atenção: a carteirinha do Huol não vale como documento de identificação oficial!

      Para usuários já atendidos no hospital e que ainda não contam com a carteira de registro no Huol, basta procurar a Central de Agendamentos no dia da consulta e solicitar a emissão, mediante apresentação de documento de identificação com foto.

    • Como atualizar dados cadastrais?

      Para atualização de dados cadastrais no Huol, entre em contato com a Central de Agendamentos (por telefone ou presencialmente), mediante apresentação de documento de identificação com foto e carteira de registro no Huol.

  • Emprego
    • Como trabalhar no Huol?

      A Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), responsável pela gestão do Huol, é uma estatal cujo ingresso se dá por concurso público. Portanto, a contratação dos empregados do Huol é realizada mediante aprovação em concurso público de provas ou de provas e títulos. Você pode acompanhar os editais AQUI.