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Perguntas Frequentes

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Publicado em 13/11/2020 15h06 Atualizado em 27/03/2024 10h08
  • Consultas
    • Como agendar uma consulta?

      Para agendar uma consulta eletiva em uma unidade hospitalar de serviços especializados em saúde como o Hospital Universitário Onofre Lopes, é necessário que o usuário seja inserido na Rede de Atenção a Saúde, a partir do princípio da integralidade do SUS, obedecendo o decreto Nº 7.508, de 28 de Junho de 2011, através de uma porta de entrada aos serviços de saúde. São portas de entrada: atenção primária; atenção de urgência e emergência; atenção psicossocial e especiais de acesso aberto.

      Dessa forma, o usuário com o pleito de agendamento de consulta eletiva deverá procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima da sua residência e consultar um Clínico – ele avaliará a necessidade de encaminhamento para alguma especialidade do Huol e preencherá a Ficha de Referência. Então, a Unidade de Saúde insere no Sistema de Regulação (SISREG) e após autorização da consulta pela secretaria Municipal de Saúde de Natal, a própria UBS informa data e horário ao paciente.

      Caso você não resida em Natal, é necessário procurar a Secretaria de Saúde ou Serviço de Regulação do seu município.

    • Como agendar uma consulta de retorno?

      Para retorno, a marcação precisa ser pela Central de Agendamentos do Huol, mediante apresentação da solicitação médica e existência de vaga específica para essa finalidade e desde que dentro de 30 dias após a consulta. Essas orientações valem tanto para quem reside em Natal quanto para moradores de outros municípios pactuados com a capital. Outras orientações sobre os retornos são fornecidas pelos ambulatórios nos quais os pacientes são atendidos ou pela Central de Agendamentos. A Central de Agendamentos funciona de segunda a sexta-feira, das 6h às 17h30min.

    • Quais documentos levar no dia da consulta?

      Na primeira consulta, é indispensável comparecer ao Huol com originais ou cópias de:

      1. Identidade oficial com foto e número do CPF;
      2. Cartão SUS;
      3. Comprovante de endereço.

      *No caso dos pacientes infantis, também é necessário o Registro de Nascimento.

      Nas consultas de retorno, além da identidade oficial com foto e cartão SUS, avalie a pertinência de portar exames anteriores ou outras requisições sobre a sua doença.

    • O que fazer se faltar numa consulta, procedimento e/ou exame?

      O usuário deve ter um documento que comprove razão que impediu de comparecer no dia agendado (atestado médico, exame Covid-19 positivo, audiência judicial, boletim de ocorrência) e então procurar presencialmente a Central de Agendamentos do Huol, para orientações cabíveis. As remarcações realizadas pela Central estão sujeitas à disponibilidade de vagas. A Central de Agendamentos funciona de segunda a sexta-feira, das 6h às 17h30min.

      Caso não tenha documento comprobatório, o usuário deverá procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima da sua residência e remarcar.

      Para procedimentos, é necessário procurar o local em que o procedimento foi agendado, justificar a ausência e receber as orientações quanto à remarcação.

      Para exames laboratoriais, é necessário procurar remarcar pessoalmente na recepção do Laboratório de Análises Clínicas, de segunda a quinta-feira, das 9h30 às 15h, e na sexta-feira, das 9h30 às 14h. Em caso de dúvidas, ligar para (84) 3342-5016.

  • Unidade da Criança e do Adolescente (UCA)
    • Como agendar consulta na UCA?

      Para primeira consulta, é necessário procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima da sua residência e consultar um Clínico – ele avaliará a necessidade de encaminhamento para o Huol e preencherá a Ficha de Referência. Então, a própria Unidade de Saúde marca a consulta no Sistema de Regulação (SISREG) e informa data e horário ao paciente. Caso você não resida em Natal, é necessário procurar a Secretaria de Saúde ou Serviço de Regulação do seu município.

      Tanto para primeira consulta, com a Pediatria Geral, como para consultas de retorno, a marcação é realizada presencialmente na recepção da UCA, mediante a existência de vaga específica para essa finalidade. O atendimento da UCA para marcação de consultas ocorre diariamente, de segunda a quinta-feira, das 9h às 11h e das 14h às 15h30min. Nas sextas-feiras, das 9h às 11h. Nas sextas-feiras à tarde não são realizadas marcações.

    • Como agendar uma consulta de retorno?

      Para retorno, a marcação precisa ser pela Central de Agendamentos do Huol, mediante apresentação da solicitação médica e existência de vaga específica para essa finalidade e desde que dentro de 30 dias após a consulta. Essas orientações valem tanto para quem reside em Natal quanto para moradores de outros municípios pactuados com a capital. Outras orientações sobre os retornos são fornecidas pelos ambulatórios nos quais os pacientes são atendidos ou pela Central de Agendamentos. A Central de Agendamentos funciona de segunda a quinta-feira, das 6h às 16h, e nas sextas-feiras das 6h às 15h. 

    • Quais documentos levar no dia da consulta?

      Nas consultas de retorno*, além da identidade oficial com foto e cartão SUS, avalie a pertinência de portar exames anteriores ou outras requisições sobre a sua doença.


      *Consultas de retorno são marcadas mediante apresentação de ficha ofertada pelo médico assistente. 

  • Exames
    • Como agendar exames?

      Os exames de imagem e métodos gráficos são agendados pelo Distrito Sanitário correspondente à região de domicílio. O contato é feito pela Unidade Básica de Saúde mais próxima da sua residência; pelo próprio serviço onde houve o atendimento; ou pela Secretaria de Saúde do município onde reside. A solicitação precisa ser lançada na Central de Regulação do SUS. Para os exames de média complexidade, quando solicitados por médicos do Huol dentro de programas prioritários (Ambulatórios de Clínica Cirúrgica, Gastroenterologia e Oncologia), o agendamento acontece presencialmente no 3º andar do prédio do Centro de Diagnóstico por Imagem (CDI). Já os exames de alta complexidade (tomografia, ressonância, endoscopia, eco transesofágico, densitometria óssea e colonoscopia) são agendados pelo Distrito Sanitário correspondente à região de domicílio.

      Os exames laboratoriais têm agendamento presencial no próprio Huol, que acontece no Laboratório de Análises Clínicas – LAC (1º Subsolo do Ambulatório), de segunda a quinta-feira, das 9h30 às 15h, e na sexta-feira, das 9h30 às 14h.

    • Como receber os resultados dos exames?

      A entrega dos exames de imagem e métodos gráficos acontece nos andares de realização dos exames. Essa entrega ocorre de segunda a sexta-feira, da seguinte forma: MANHÃ (das 8h às 11h) e TARDE (das 13h30min às 15h30min). Para receber o resultado do exame é necessário apresentar identidade oficial com foto (RG ou CNH). Se a retirada for realizada pelo acompanhante ou familiar, além da identidade oficial com foto (RG ou CNH) do paciente, deverá ser apresentado TAMBÉM, a sua identidade oficial com foto.

      A entrega dos exames laboratoriais acontece no Laboratório de Análises Clínicas – LAC (1º Subsolo do Ambulatório), de segunda a quinta-feira, das 9h30 às 15h, e na sexta-feira, das 9h30 às 14h. É necessário apresentar documento de identidade com foto. Acompanhante ou familiar deverá apresentar o documento do paciente e o seu documento com foto.

  • Acesso ao Huol
    • Quais são as orientações para acesso e permanência no ambiente do Huol?
      • Pacientes e acompanhantes devem comparecer ao Huol portando documento oficial com foto;

      • Crianças devem sempre estar acompanhadas de seus responsáveis legais e estes em posse de documento de identificação (certidão de nascimento da criança ou RG);
      • Pacientes a serem atendidos no ambulatório (adulto e pediátrico) devem comparecer portando o comprovante de marcação da consulta, com antecedência de 30 (trinta) minutos do horário de atendimento. Cada paciente com apenas um acompanhante e amparado por lei. Sua circulação é restrita ao prédio ambulatorial;
      • É proibido fumar nas dependências do Hospital;
      • É proibido filmar ou fotografar o ambiente hospitalar sem prévia autorização;
      • É proibido entrar e circular em qualquer ambiente sem prévia autorização ou identificação nas recepções;
      • O silêncio deve ser imperativo, mantendo celulares no silencioso e evitando barulhos;
      • Os usuários deverão apresentar-se com vestimentas adequadas ao ambiente hospitalar, sendo vedado o uso de shorts, bermudas, roupas de ginástica, roupas transparentes, camisetas regatas.
      • Evite levar pertences ou objetos de valor – o hospital não se responsabilizará por pertences ou objetos de valor, quando deixados ou esquecidos no interior da unidade hospitalar.
      • É proibido estar de posse de flores e animais;
      • Os visitantes e acompanhantes de pacientes internados não deverão portar qualquer tipo de gêneros alimentícios;
      • Apresentar comportamento social compatível com a permanência em ambiente hospitalar. Entende-se como comportamento social compatível: educação, cordialidade e respeito com as pessoas presentes no hospital;
      • Portar armas, salvo se exercer função de vigilância no hospital e estiver devidamente autorizado ou pertencer ao quadro de segurança pública;
      • Retirar das dependências do hospital qualquer tipo de material, equipamento ou documento sem a devida autorização.
    • Quais são os horários de visitas?

      Nas Enfermarias, as visitas acontecem diariamente das 10h às 20h30. Permitido 2 visitantes por paciente, COM revezamento.

      Nas Enfermarias do 5º andar (Nefrologia, Urologia e TX), as visitas acontecem pela manhã, das 8h30min às 9h30min e pela tarde, das 14h às 16h. Permitido dois visitantes por paciente por turno, sem revezamento.

      Na Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica, as visitas acontecem diariamente das 10h30 às 11h e à tarde das 15h30 às 16h. Permitido três visitantes sem revezamento em um dos turnos, podendo ser dividida entre estes dois horários. Responsáveis legais contam com horário diferenciado, mediante contato prévio com setor para liberação.

      Na Unidade de Terapia Intensiva Geral, as visitas acontecem pela manhã, das 11h30min às 12h e pela tarde, das 16h às 17h. Permitido dois visitantes por turno sem revezamento, de acordo com informações atualizadas diariamente pelo setor.

  • Covid-19
    • Em razão da Covid-19, o que preciso saber antes de ir ao Huol?

      Desde 1º de setembro de 2020, retomamos parcialmente os atendimentos suspensos em decorrência da Covid-19. A pandemia não acabou e cuidados adicionais ainda são necessários neste período:

      • O acesso ao Ambulatório só será permitido até 30 minutos antes do horário de atendimento (não pode ocorrer filas nem aglomerações – evite chegar muito cedo);
      • Acompanhantes só serão permitidos para menores de 18 anos, maiores de 60 anos e pessoas com mobilidade limitada;
      • O uso da máscara é obrigatório nas dependências do hospital;
      • Só ingressará no hospital quem portar os documentos necessários ao atendimento:
      1. Identidade oficial com foto e número de CPF (para crianças, apresentar registro de nascimento);
      2. Cartão SUS;
      3. Comprovante de residência.
    • Existe previsão de retorno do funcionamento normal do hospital?

      A pandemia decorrente da Covid-19 impossibilita previsão do retorno integral das atividades do Huol, pois além da medida de distanciamento social, o hospital integra todo o contexto de esforços da saúde pública, agindo na retaguarda da Covid-19. Além disso, o Huol prestará assistência aos pacientes com doenças crônicas e prioritários clinicamente, já assistidos na instituição.

      O hospital tem entrado em contato com os usuários para comunicar datas e horários da assistência, das especialidades prioritárias que retomaram parcialmente os atendimentos, como os casos da cardiovascular, oncologia, neurocirugia, neurologia, oftalmologia para casos graves, otorrino no tratamento de lesões pré-malignas, urologia, cirurgia geral e cirurgia de aparelho digestivo e transplantes.

    • As consultas estão ocorrendo presencialmente ou por tele atendimento?

      Em geral, as consultas são presenciais. Quando necessário, algumas especialidades contam com a opção de tele atendimento.

    • Como renovar receita de minha medicação?

      Para renovação de receitas, é preciso entrar em contato por telefone com o Ambulatório da especialidade médica. Acesse AQUI a lista de telefones úteis do Huol.

    • Como obter laudo médico?

      Para emissão de laudos médicos, é preciso entrar em contato por telefone com o Ambulatório da especialidade médica. Acesse AQUI a lista de telefones úteis do Huol.

    • Como obter informações a respeito da agenda de um médico do hospital?

      Para obter informações a respeito da agenda dos médicos do Huol, é preciso entrar em contato por telefone com o Ambulatório da especialidade médica. Acesse AQUI a lista de telefones úteis do Huol.

  • Carteirinha do Huol e atualização de dados
    • Como obter carteirinha de registro do Huol?

      A carteira de identificação do usuário é impressa na primeira consulta agendada no Huol. Para retirar o documento, basta procurar a Central de Agendamentos preferencialmente no dia da consulta e apresentar documento de identificação com foto. Atenção: a carteirinha do Huol não vale como documento de identificação oficial!

      Para usuários já atendidos no hospital e que ainda não contam com a carteira de registro no Huol, basta procurar a Central de Agendamentos preferencialmente no dia da consulta e solicitar a emissão, mediante apresentação de documento de identificação com foto e não implica em atendimento diferenciado ao usuário.

    • Como atualizar dados cadastrais?

      A atualização de dados cadastrais deve ser feita ou conferida a cada atendimento realizado no Huol com a recepção do ambulatório de atendimento ou na Central de Agendamentos mediante apresentação de documento de identificação com foto e carteira de registro no Huol. É indispensável manter os dados atualizados, especialmente para que o usuário possa ser comunicado sobre qualquer eventual alteração em seu agendamento. A Central de Agendamentos funciona de segunda a sexta-feira, das 6h às 17h30min.

  • Emprego
    • Como trabalhar no Huol?

      A Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), responsável pela gestão do Huol, é uma estatal cujo ingresso se dá por concurso público. Portanto, a contratação dos empregados do Huol é realizada mediante aprovação em concurso público de provas ou de provas e títulos. Você pode acompanhar os editais AQUI.

  • Ouvidoria
    • Como enviar uma manifestação para Ouvidoria?

      No âmbito dos órgãos e entidades do Poder Executivo Federal, incluindo a Ouvidoria do Huol, você pode registrar as suas manifestações de maneira eletrônica por meio do Fala.BR - Plataforma Integrada de Ouvidoria e Acesso à Informação.

      Para registrar qualquer tipo de manifestação (Sugestão, Elogio, Solicitação, Reclamação, Denúncia, Pedido de Acesso à Informação e Simplifique), acesse o Fala.BR e selecione o Hospital Universitário Onofre Lopes - Huol no campo "Destinatário".

      Caso você não consiga dar seguimento por meio do Fala.BR, o registro pode ser realizado das seguintes maneiras:

      ·         Atendimento presencial: de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30min e das 13h às 16h;

      ·         Envio de e-mail para: ouv.huol-ufrn@ebserh.gov.br;

      ·         Caixas de Manifestações: disponíveis nas principais recepções do Huol.

      Para informações, dúvidas ou orientações, estamos disponíveis pelo telefone (84) 3342-5747.

      Atenção: De acordo com a Portaria CGU 581/2021, as manifestações recebidas por outros meios serão posteriormente inseridas no Fala.BR. 

  • Prontuários
    • Como solicitar cópia do prontuário (para o próprio paciente)?

      O paciente deve procurar o Serviço de Arquivo Médico e Estatístico (Same) do Huol, portando carteira de identidade e carteira do HUOL para verificação dos dados. A partir disso, o profissional do Same irá fornecer formulário de solicitação de cópia de prontuário para preenchimento. O prazo de entrega da cópia é de cinco dias úteis* a partir da data de solicitação. O Same funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h. Telefone para contato: : (84) 3342-5227. 

      *Para pacientes que residem no interior do Estado, as cópias são feitas e entregues no mesmo dia da solicitação. 

    • Como solicitar cópia do prontuário do paciente (para pessoa autorizada)?

      O paciente deve procurar o Serviço de Arquivo Médico e Estatístico (Same) do Huol, portando procuração autenticada em cartório e documento com foto do portador para conferência de dados. A partir disso, o profissional do Same irá fornecer formulário de autorização de cópia de prontuário para que o portador assine. 

      O prazo de entrega da cópia é de cinco dias úteis* a partir da data de solicitação. O Same funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h. Telefone para contato: : (84) 3342-5227. 

      *Para pacientes que residem no interior do Estado, as cópias são feitas e entregues no mesmo dia da solicitação. 

    • Como solicitar cópia do prontuário (para paciente que veio a óbito)?

      O usuário deve procurar o Serviço de Arquivo Médico e Estatístico (Same) do Huol, portando documento que comprove o parentesco*, carteira de identidade do paciente e do solicitante (em caso de cônjuge, certidão de casamento). A partir disso, o profissional do Same irá fornecer formulário específico para solicitação de cópia do prontuário de pacientes falecidos**. O Same funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h. Telefone para contato: (84) 3342-5227. 

      * Quem pode solicitar e receber a cópia do prontuário de paciente falecido: cônjuge, filhos, pais, irmãos, avós e sobrinhos desde que comprovem o parentesco, salvo se o paciente em vida, tiver deixado por escrito que não autoriza a liberação da cópia do seu prontuário. 

      **Se o óbito não ocorreu no Huol, é obrigatório a apresentação da Certidão de Óbito do paciente ou confirmação do óbito através dos sites: CADSUS, Receita Federal ou Cadastro Nacional de Falecidos. 

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      • Estatuto da Unidade de Auditoria Interna
      • Código de Ética da Auditoria Interna
      • Legislação e Normas de Auditoria
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      • Repasses e Transferências de Recursos Financeiros
      • Convênios e Outros Acordos
      • Plataforma +Brasil/Transferegov.br
      • Termos de Execução Descentralizada
      • Legislação e Normas de Descentralização de Crédito
    • Receitas e Despesas
      • Sobre
      • Receita Pública
      • Quadro de Detalhamento de Programas, por Unidade Orçamentária
      • Quadro de Execução de Despesas, por Unidade Orçamentária
      • Despesas com Diárias e Passagens
      • Notas Fiscais Eletrônicas
      • Política de Transações com Partes Relacionadas
      • Política de Dividendos
      • Despesas
      • Painel de Informações Orçamentárias e Financeiras
      • Painel de Informações sobre Emendas Parlamentares
      • Demonstrações Financeiras
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      • Chamamentos Públicos
      • Compras Centralizadas
      • Contratos
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      • Doação de Bens Inservíveis
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