Notícias
CUIDADO HUMANIZADO
Trigêmeos internados na UCIN do Hospital Universitário Lauro Wanderley ganham ensaio fotográfico
João Pessoa (PB) – Os trigêmeos que nasceram no dia 1º de janeiro no Hospital Universitário Lauro Wanderley da Universidade Federal da Paraíba (HULW-UFPB), gerido pela Ebserh, ganharam um ensaio fotográfico na última terça-feira (10). A iniciativa do Grupo de Trabalho de Humanização, que mobilizou equipe assistencial da Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN) e voluntários, teve como finalidade presentear Thainá Melo, a mãe dos bebês Samuel, Saulo e Sérgio.
A sessão foi preparada com cuidado, seguindo os protocolos de segurança do paciente, e contou com a parceria da fotógrafa especialista no registro de bebês e famílias, Juliana Falcão. A ação cativou a mamãe Thayná, de 21 anos, moradora do município de Pitimbu, litoral Sul do Estado. “Fiquei bastante feliz e muito grata por esse gesto. Representou muito para mim”, disse a jovem. Os bebês receberam alta da UTIN, mas continuam internados na Unidade de Cuidados Intermediários Neonatal (UCIN).
A entrega do álbum com as fotografias aconteceu nesta quinta-feira, dia 12. "Ficamos extremamente felizes e encantadas com essa ação voluntária, que demonstra não apenas competência técnica, mas também sensibilidade e humanidade. Como equipe, acreditamos que iniciativas como essa promovem bem-estar e fortalecem a humanização da assistência, trazendo mais leveza ao momento da internação e deixando uma marca positiva e duradoura na vida dessa família", frisou a enfermeira supervisora da UCIN, Karinna Lima.
A técnica em enfermagem Katiane Cavalcante acompanhou a ação e disse ter ficado encantada com o trabalho fotográfico feito com os recém-nascidos. “Uma iniciativa tão sublime. Estava lá e acompanhei todo o ensaio. Foi lindo, perfeito e emocionante. A genitora dos trigêmeos, Thayná, ficou deslumbrada. Os bebês ficaram muito tranquilos e as mães e os profissionais que acompanharam ficaram encantados!”, relatou.
Gestação inesperada
Ao realizar uma ultrassonografia transvaginal de rotina, Thainá Melo foi surpreendida com a notícia de que estaria grávida. E em uma gestação de três bebês. “Fiquei tão surpresa que quase não me levantei da cama”, lembra. Na madrugada do dia 1° de janeiro deste ano, os bebês Samuel, Saulo e Sérgio nasceram de parto cesariana, com 29 semanas e três dias, pesando cerca de 1,6 quilos cada um.
Os meninos permanecem internados na Unidade de Cuidados Intermediários Neonatal (UCIN) e se recuperam bem, mas não há previsão de alta. Thainá amamenta os três e ainda consegue doar parte da produção de leite materno. “Hoje está tudo mais tranquilo. Eu recebo muito apoio da equipe do HULW e não tive dificuldades na rotina com os trigêmeos. Agradeço muito pelo atendimento que recebo aqui”, conta.
Sobre a Ebserh
O Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW-UFPB) faz parte da Rede Ebserh desde 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Por Jacqueline Santos
Coordenadoria de Comunicação Social/Ebserh