Notícias
HOMENAGEM
Serviços de referência do HULW são destaques em livro alusivo aos 70 anos da Universidade Federal da Paraíba
João Pessoa (PB) – Referência no ensino, na pesquisa e na assistência de alta complexidade na Paraíba, o Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW-UFPB/Ebserh) teve parte da trajetória contada no livro em homenagem aos 70 anos da Universidade Federal da Paraíba. O hospital ganhou dois capítulos na publicação “70 anos em primeira pessoa: histórias de vida e universidade”, destacando os serviços de Atendimento Especializado (SAE) e de Psoríase.
“Psoríase e UFPB: uma história de cuidado, inclusão e afeto” foi escrito pela dermatologista Esther Bastos Palitot de Brito, coordenadora do Centro de Referência de Pesquisa, Apoio e Tratamento da Psoríase do Ambulatório de Dermatologia. O serviço, criado há mais de 17 anos, é o único da Paraíba que oferece assistência integral ao paciente com psoríase, além de contemplar projetos de doutorado, mestrado, especialização, iniciação científica e extensão da UFPB.
Em um dos trechos, a dermatologia cita um dos momentos que a marcaram. “Recordo-me de um dos nossos primeiros pacientes, um senhor que chegara usando mangas longas mesmo sob o sol escaldante, tentando esconder as lesões pelo corpo. Aos poucos, com tratamento e apoio, ele recuperou a autoestima. Meses depois, vi esse mesmo senhor vestindo uma camiseta, de braços abertos, falando sobre PSO sem medo ou vergonha. Foi emocionante testemunhar essa transformação – é por histórias como essa que todo o esforço valeu a pena”, conta Esther no livro.
“SAE Familiar: cuidado, inclusão, ciência e transformação” deu nome a outro capítulo que traz o HULW como protagonista. De autoria do médico Otávio Soares de Pinho Neto, o trecho fala sobre o Serviço de Assistência Especializada Familiar Materno-Infantil (SAE Familiar), que iniciou como Programa de Atendimento à Gestante Soropositiva e à Criança Exposta ao HIV em 1997.
Ao celebrar os 70 anos da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), sinto-me profundamente honrado em registrar e compartilhar minha trajetória, que se entrelaça com os valores mais nobres desta instituição: o compromisso com a saúde pública, a inclusão, a dignidade humana e a construção de saberes transformadores. Minha vivência como médico, pesquisador e gestor encontrou no Serviço de Assistência Especializada Familiar Materno-Infantil (SAE Familiar), do Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW), uma expressão concreta desses ideais”, expõe na publicação.
O evento de lançamento da obra publicada, pela Editora UFPB com coedição da Empresa Paraibana de Comunicação/Gráfica A União, aconteceu no dia 10 de dezembro, no Auditório Milton Paiva, na Reitoria, durante programação comemorativa dos 70 anos de fundação da Universidade Federal da Paraíba. O encontro foi marcado também por homenagens a gestores e parceiros institucionais.
Sobre a Ebserh
O Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW-UFPB) faz parte da Rede Ebserh desde 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Por Jacqueline Santos
Coordenadoria de Comunicação Social/Ebserh