Notícias
FISSURADOS
Novos equipamentos otimizam qualidade da assistência a pacientes com fissuras labiopalatinas no HULW-UFPB
João Pessoa (PB) – O Serviço de Fissuras Labiopalatinas do Hospital Universitário Lauro Wanderley da Universidade Federal da Paraíba (HULW-UFPB), gerido pela Ebserh, atende uma média de 400 pacientes todos os meses pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Referência para crianças que nascem com fenda no lábio e/ou palato, a unidade vai poder ampliar os atendimentos graças à chegada de novos equipamentos. Os itens foram entregues na última sexta-feira (6) por meio do “Projeto Fissurados em Sorrisos” que tem como idealizadoras as instituições Rotary Club e Shriners Paraíba.
Foram doados aparelhos de tecnologia de ponta incluindo cadeiras odontológicas, equipamentos de laboratório de ortodontia, laser odontológico, ultrassom odontológica, cadeira de otorrinolaringologia, além de notebook e impressora 3D, totalizando US$ 30 mil em equipamentos.
“Esta doação viabiliza o aumento no número de atendimentos e a possibilidade de fluxo digital dos aparelhos ortodônticos, além da oferta de laserterapia. Melhora a capacidade instalada e a logística da atenção em odontologia”, destacou a cirurgiã-dentista Rosa Helena Wanderley. A solenidade de entrega aconteceu no Auditório Lindbergh Farias e teve a apresentação do Coral Fissurados pela Música.
O superintendente Alexandre Medeiros agradeceu aos representantes das instituições doadoras e enfatizou que o serviço de Fissuras é caracterizado pela excelência no cuidado humanizado, além de ser um espaço integrado que abarca as demais finalidades principais do HULW que são o ensino, a pesquisa e a extensão.
O projeto Fissurados em Sorrisos é uma iniciativa do Club Rotary João Pessoa em parceria com o Rotary Distrito 4500, Distrito 4420 e Distrito Internacional, além do Shriners Paraíba. “Para fazer frente a este grande compromisso com os pacientes fissurados, estamos com essas parcerias para dotar o serviço de equipamentos de alta tecnologia. O objetivo é proporcionar uma melhor qualidade de vida aos nossos pacientes”, disse o presidente do Rotary Club João Pessoa e fundador do Serviço de Fissuras do HULW, Paulo Germano Furtado.
Sobre a Ebserh
O Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW-UFPB) faz parte da Rede Ebserh desde 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Por Jacqueline Santos
Coordenadoria de Comunicação Social/Ebserh