Notícias
AÇÕES AFIRMATIVAS
Mostra no HULW-UFPB reforça compromisso com respeito à diversidade religiosa
João Pessoa (PB) – Incentivar o respeito às religiões e romper as barreiras do preconceito religioso no ambiente de trabalho foram alguns dos objetivos da Mostra Cultural da Diversidade Religiosa realizada na última quinta-feira (29) no Hospital Universitário Lauro Wanderley da Universidade Federal da Paraíba (HULW-UFPB), gerido pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).
A iniciativa promovida pela Unidade de Desenvolvimento de Pessoas (UDP), vinculada à Divisão de Gestão de Pessoas, chamou a atenção de colaboradores, pacientes, estudantes e docentes que passaram pelo hall dos elevadores e integra as ações afirmativas realizadas no mês de janeiro no Lauro Wanderley.
“A iniciativa busca educar por meio do contato direto com diferentes expressões de fé. A exposição apresentou objetos de diversas tradições religiosas, além de fotos de templos, celebrações e símbolos, proporcionando aos trabalhadores, pacientes e acompanhantes uma experiência de respeito e valorização da pluralidade”, afirmou a chefe da Unidade de Desenvolvimento de Pessoas, Angelita Feijó.
A Mostra integra o calendário de ações do Programa Bem Viver da Ebserh, que é voltado à promoção do bem-estar das trabalhadoras e dos trabalhadores e ao fortalecimento do vínculo institucional. O programa segue as diretrizes da gestão de pessoas da Ebserh e está fundamentado em práticas reconhecidas de fortalecimento do clima organizacional, engajamento e saúde emocional no ambiente de trabalho.
“Sua estrutura contempla eixos estratégicos como valorização humana, reconhecimento simbólico e social, fortalecimento do diálogo, promoção do bem-estar, incentivo às boas práticas e inovação, ética, diversidade, equidade e inclusão”, complementou Angelita. O Programa foi lançado no ano passado, durante as comemorações do Dia do Ebserhiano.
Técnico de enfermagem há quase 12 anos no HULW, Jean Carlos Fernandes Teixeira foi um dos que prestigiaram a exposição e elogiou a iniciativa. Para o colaborador, que tem graduação em Ciências da Religião, a amostra é importante para evitar embates sobre o tema. “Para quem tem uma religião, muitas vezes a fé é encarada como absoluta. Uma amostra dessas vem para constatar que existem outras religiões e que devem ser respeitadas. Tem que haver respeito mútuo e isso se faz ainda mais necessário no ambiente de trabalho”, afirmou.
Sobre a Ebserh
O Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW-UFPB) faz parte da Rede Ebserh desde 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Por Jacqueline Santos e Elisa Andrade
Coordenadoria de Comunicação Social/Ebserh