Notícias
PREVENÇÃO
Membros da Cipa Gestão 2025-2026 do HULW-UFPB tomam posse
João Pessoa (PB) – Os novos membros da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e Assédio (Cipa) do Hospital Universitário Lauro Wanderley da Universidade Federal da Paraíba (HULW-UFPB), gerido pela Ebserh, tomou posse no dia 1º de dezembro. A solenidade aconteceu no auditório Lindbergh Farias e contou com a presença de gestores e colaboradores.
Para a gestão 2025-2026 da Cipa, os titulares representantes dos empregados são: a técnica de enfermagem Sibelle da Silva Barros; os assistentes administrativos João Batista Filho e Samara Xavier Paiva De Sousa; a técnica em farmácia Danielly Carneiro de Azevedo; e os técnicos de enfermagem Cássia Maria da Silva Bento; Júlia Vitória Balbino Caldas; Douglas Rodrigues Silva e Niedja Cesário Duarte Neves.
Já os membros titulares indicados pelo empregador são a enfermeira Fernanda Raquel Alves de Lima Ferreira, que vai atuar como presidente da Comissão; a enfermeira auditora Ana Carla de Alcântara Oliveira Trajano; a técnica de enfermagem Ana Flávia Barbosa de Souza; o enfermeiro especialista em saúde mental Douglas de Melo Sousa; e as técnicas de enfermagem Joselma Silva Rufino, Juçara Elke Lourenço da Silva, Lidiane da Silva Cardoso e Magdala Ribeiro da Silva.
De acordo com a Norma Regulamentadora nº 05 do Ministério do Trabalho e Previdência Social, o objetivo da Cipa é promover a prevenção de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho, garantindo um ambiente laboral compatível com a preservação da vida e a promoção contínua da saúde dos trabalhadores.
Segundo Joele Souza, da Comissão Eleitoral, a nova gestão tem como compromisso fortalecer a cultura de prevenção de riscos ocupacionais e promover ambientes de trabalho mais saudáveis e seguros. “O plano desta gestão prioriza ações estruturadas voltadas à saúde mental, ao bem-estar e à prevenção de adoecimentos relacionados ao trabalho, buscando construir um ambiente acolhedor, equilibrado e que favoreça o cuidado integral aos trabalhadores”, cita.
Entre os objetivos específicos da Comissão estão implementar ações sistemáticas de promoção da saúde mental, prevenção de riscos psicossociais e redução de adoecimentos emocionais entre os trabalhadores; identificar fatores de risco psicossocial nos setores; promover ambientes de trabalho seguros, acolhedores e humanizados; sensibilizar gestores e equipes sobre práticas saudáveis de convivência e comunicação; e fortalecer a cultura de prevenção ao assédio moral e sexual.
“A Cipa é essencial em um hospital universitário porque ajuda a identificar riscos e prevenir acidentes, garantindo um ambiente mais seguro para trabalhadores. Esse suporte fortalece a cultura de segurança e contribui para a qualidade do cuidado e da formação profissional”, destaca Joele.
Sobre a Ebserh
O Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW-UFPB) faz parte da Rede Ebserh desde 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Por Jacqueline Santos
Coordenadoria de Comunicação Social/Ebserh