Notícias
NOVEMBRO ROXO
HULW-UFPB realiza atividade de acolhimento e integração para mães de bebês prematuros
João Pessoa (PB) – Um momento de integração e troca de experiências entre mães de recém-nascidos acompanhados na Unidade de Cuidados Intermediários Neonatais (Ucin) e na Unidade Terapia Intensiva Neonatal (Utin) do Hospital Universitário Lauro Wanderley da Universidade Federal da Paraíba (HULW-UFPB), vinculado à Ebserh. A ação foi idealizada em atenção à campanha Novembro Roxo, de conscientização à prematuridade.
A iniciativa aconteceu na quinta-feira (27) e na sexta-feira (28) na sala de aula do 4° pavimento do prédio da instituição hospitalar, com a finalidade de acolher as mamães, promovendo maior humanização no cuidado em saúde. As participantes puderam refletir e compartilhar sentimentos, experiências e histórias de superação que estão vivenciando durante a jornada de luta pela vida dos seus bebês.
O espaço ganhou decoração temática com iluminação para promover relaxamento às participantes. Além de dinâmica, foi realizada uma oficina de autocuidado (com alongamentos leves e respiração guiada, orientações sobre sono, alimentação e saúde mental materna, relaxamento com massoterapia, escalda pés e música relaxante), entrega de brindes e a roda de conversa “Garanta aos prematuros começos saudáveis para futuros brilhantes”.
“O objetivo foi o de promover um espaço de diálogo sobre alimentação, cuidados diários e mitos sobre a prematuridade, além de um momento de escuta entre mães de prematuros, estudantes e profissionais de enfermagem”, ressaltou a enfermeira Karinna Lima, que integrou a equipe assistencial organizadora da ação.
De acordo com o Ministério da Saúde, no Brasil, um a cada 10 nascimentos acontece antes das 37 semanas de gestação, colocando o país entre os 10 com maior número de partos prematuros no mundo. Com o intuito de promover uma rede de apoio às famílias, o MS lançou, em setembro do ano passado, a Rede Alyne para atuar na qualificação o cuidado materno-infantil e garantir atendimento integral às mulheres e recém-nascidos em todo o Brasil.
Campanha reforça cuidado especializado
A edição de 2025 do Novembro Roxo teve como tema "Garanta aos prematuros começos saudáveis para futuros brilhantes" e foi oficializado no Brasil pela Lei nº 15.198/2025. A campanha buscou reforçar a importância do pré-natal, do cuidado especializado e do apoio à família para garantir que os bebês prematuros tenham o melhor desenvolvimento possível. O 17 de novembro foi instituído como o Dia Nacional da Prematuridade.
Sobre a Ebserh
O Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW-UFPB) faz parte da Rede Ebserh desde 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Por Jacqueline Santos
Coordenadoria de Comunicação Social/Ebserh