Notícias
JANEIRO BRANCO
HULW-UFPB realiza ações com foco na saúde mental e no bem-estar dos colaboradores
João Pessoa (PB) – O ano começa com a campanha Janeiro Branco, destinada a sensibilizar sobre a necessidade de incluir a saúde mental como prioridade e considerar o cuidado com a mente como um compromisso coletivo. Pensando em aproximar os trabalhadores dessa temática, o Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW-UFPB), vinculado à Ebserh, realiza uma série de ações por iniciativa da Unidade de Saúde Ocupacional e Segurança do Trabalho (Usost).
Uma das atividades programadas se refere à divulgação dos serviços ofertados pelo Canal de Saúde Mental (CSM) do Hospital. A ação aconteceu de forma itinerante nesta quinta-feira (22) e se configurou como uma estratégia para coletar as principais dúvidas e mitos sobre a temática. “A partir do diálogo iniciado com essas visitas in loco, será realizado, no próximo dia 27 às 14 horas, o videocast “Desmistificando a Saúde Mental” com psiquiatra, enfermeiro e psicóloga do Canal de Saúde Mental, em que serão abordadas as principais dúvidas de forma acessível a todos”, afirmou a psicóloga organizacional e do trabalho, Cláudia Lima.
Segundo o chefe da Usost, Rafhael Apolinário da Silva, o Canal de Saúde Mental, iniciado em 2024, representa um marco no cuidado integral dos colaboradores. O serviço conta com atuação integrada do Serviço Social, Enfermeiro especialista em Saúde Mental, Médico Psiquiatra e Psicologia Organizacional, por meio do Projeto Acolhe (mais um braço do CSM).
“Temos, assim, uma verdadeira rede de apoio à saúde mental, que acolhe todos os trabalhadores do HULW, independentemente do vínculo, fortalecendo o cuidado, a escuta qualificada e a promoção de ambientes de trabalho mais saudáveis. O Canal não é apenas uma ação de cuidado, mas também um compromisso institucional com a prevenção, a responsabilidade legal e, acima de tudo, com o bem-estar das pessoas”, destaca.
Cuidado coletivo
A campanha Janeiro Branco na Ebserh em 2025 tem como tema “Pratique empatia: tente ver uma situação sob o olhar do outro”. Profissionais que atuam na área de saúde mental afirmam que o tema deve ser debatido durante todo o ano, mas o Janeiro Branco traz a oportunidade de destacar esse debate e reforçar a necessidade de promoção da saúde mental e do cuidado coletivo. O olhar atento e acolhedor pode ajudar a identificar as condições de saúde mental, os gatilhos disparadores do adoecimento e os recursos pessoais disponíveis para enfrentar eventuais crises.
Considera-se saúde mental a condição de bem-estar e equilíbrio emocional, na qual a pessoa reconhece suas habilidades, lida de forma saudável com o estresse, tendo preservadas as suas funções cognitivas e a sua capacidade de tomar decisões. Já a saúde emocional está relacionada à capacidade pessoal de identificar e lidar com as suas emoções, influenciando o comportamento e a saúde física.
Sobre a Ebserh
O Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW-UFPB) faz parte da Rede Ebserh desde 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Por Jacqueline Santos
Coordenadoria de Comunicação Social/Ebserh