Notícias
TECNOLOGIA E SAÚDE
HULW-UFPB inova com implantação de sistema digital para gerenciamento de exames
João Pessoa (PB) – Mais tecnologia e inovação na assistência em saúde dos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) e para a formação de profissionais da área. Com esse objetivo, o Hospital Universitário Lauro Wanderley da Universidade Federal da Paraíba (HULW-UFPB), gerido pela Ebserh, implantou nova ferramenta para gerenciamento de exames e imagens médicas em formato digital.
Trata-se do Sistema Integrado de Telemedicina e Telessaúde (STT/Pacs), que facilita o arquivamento, a distribuição e o acesso a exames digitais como raios-X, ressonâncias magnéticas e tomografias computadorizadas. A plataforma favorece tanto a visualização quanto o download por parte de profissionais e usuários.
O sistema STT/PACS promove maior agilidade, eficiência e acessibilidade tanto para profissionais, preceptores e estudantes, quanto para pacientes. “A adoção no HULW visa modernizar o fluxo de diagnóstico por imagem, reforçar a segurança e praticidade nos acessos, e alinhar a unidade à rede nacional de hospitais da Ebserh”, destaca o chefe do Setor de Tecnologia da Informação e Saúde Digital, Samyr Delfino.
Uma das grandes vantagens é que a ferramenta permite que os pacientes possam acessar resultados dos exames pela internet, por meio de link ou QRCode. Ou seja, o usuário não vai precisar se deslocar até o hospital para receber esses documentos. O recurso também facilita para médicos e equipe multiprofissional, que terão como visualizar os procedimentos de forma digital, além de emitir e assinar, também digitalmente, os laudos.
“A implantação está sendo um sucesso. Sistema altamente acessível e intuitivo. Vai permitir melhorarmos muito o fluxo de interpretação das imagens na radiologia, além de disponibilizar o acesso dos profissionais em qualquer enfermaria ou ambulatório que tenha um terminal ligado à intranet. Os exames de TC e RM de hoje pela manhã já estão disponíveis no novo PACS e os laudos já estão sendo emitidos no novo formato. Os pacientes agora também terão acesso às imagens, mediante um link que vem impresso no próprio laudo”, comemora o chefe da Unidade de Diagnóstico por Imagem, Murilo Rodrigues.
A equipe de Tecnologia da Informação local, com o apoio da Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI) da Ebserh, realizou a implantação do sistema entre os dias 3 e 5 deste mês. O treinamento dos colaboradores do Lauro Wanderley que vão manusear a ferramenta foi uma das fases do processo no hospital. “Por ser uma ferramenta gerida pela Ebserh, não tivemos custos para implantação no HULW”, acrescenta Samyr.
Como acessar
Para profissionais, o acesso ao sistema pode ser feito diretamente pela área de trabalho dos computadores no atalho STT PACS, ou pelo endereço: https://login-stt.ebserh.gov.br. O acesso requer uma conta de domínio previamente cadastrada, com permissões diferenciadas conforme o perfil do usuário (radiologista, técnico ou médico solicitante). Já os pacientes recebem, após o exame, uma folha com QR Code, local de acesso e número de protocolo para visualizar os resultados.
Benefícios
- O STT PACS permitirá que exames de imagem, como tomografia computadorizada e ressonância magnética, sejam armazenados digitalmente, acessíveis por médicos, equipe multiprofissional e pacientes;
- Os laudos serão emitidos no novo formato e assinados digitalmente, com certificação digital (via Serpro/SerproID), garantindo validade e segurança;
- A plataforma permite acesso remoto às imagens e laudos mesmo fora do ambiente hospitalar, facilitando consultas, pareceres e segundas opiniões;
- Os pacientes receberão um link (ou QR Code) impresso no laudo, permitindo acesso direto às imagens e laudos dos exames pela web, sem necessidade de se deslocar fisicamente ao HULW para receber os resultados.
Sobre a Ebserh
O Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW-UFPB) faz parte da Rede Ebserh desde 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Por Jacqueline Santos
Coordenadoria de Comunicação Social/Ebserh