Notícias
DIVERSÃO E CUIDADO
Carnaval com saúde: orientações para curtir a folia com mais fôlego
Fonte: Freepik
João Pessoa (PB) - O carnaval é, para muita gente, uma maratona: festas, caminhadas longas e horas em pé. Para ajudar os foliões a aproveitar essa época com mais saúde e segurança, especialistas do Hospital Universitário Lauro Wanderley da Universidade Federal da Paraíba (HULW-UFPB), vinculado à Ebserh, reuniram recomendações sobre autocuidado.
Preparo físico: começar antes faz diferença
É importante reconhecer que a folia exige do corpo e que a preparação ajuda a evitar dores e lesões. A orientação é retomar o movimento de forma gradual, respeitando limites e buscando consistência. Para aguentar mais tempo com disposição, vale priorizar três frentes: resistência, fortalecimento e recuperação.
De acordo com o educador físico Josepson Maurício da Silva, a manutenção da saúde durante festas intensas depende diretamente do preparo físico prévio e de cuidados estratégicos durante o evento. “Um bom condicionamento físico é o diferencial para garantir a disposição nos quatro dias de folia, permitindo que o corpo suporte a demanda cardiovascular e muscular sem o risco de lesões ou exaustão precoce”, informa.
Segundo ele, os praticantes regulares de exercícios físicos que treinam o ano todo têm algumas vantagens fisiológicas, como eficiência cardiovascular, recuperação rápida, e resiliência muscular (pernas e panturrilhas fortes são o que impedem as dores articulares após quilômetros percorridos atrás do trio elétrico).
Alimentar-se bem faz diferença
Segundo a nutricionista Rovênia Ximenes, a preocupação com a alimentação e com a hidratação durante o carnaval deve ser fundamental para garantir disposição e segurança alimentar, evitando assim problemas de saúde como desidratação e intoxicações alimentares.
“Através de uma alimentação saudável e hidratação frequente podemos prevenir tonturas, fraqueza, mal-estar e até complicações mais graves. Devemos lembrar também que passar muitas horas sem comer pode causar esses mesmos sintomas”, explica.
A recomendação é manter as refeições principais e, entre elas, incluir lanches leves, principalmente nos dias que o indivíduo vai cair na folia. Refeições leves e nutritivas (sopas, caldos, frutas, legumes) ajudam a repor nutrientes e contribuem para manter a saúde, assim como a hidratação frequente e o descanso é aproveitar o carnaval com responsabilidade. Para o lanche, a dica é escolher opções práticas e saudáveis como frutas inteiras, sanduiches simples e oleaginosas.
Nessa época, como se torna mais comum fazer refeições fora de casa, deve-se dar maior atenção à segurança alimentar. Para reduzir os riscos, conforme Rovênia, o melhor é optar por alimentos preparados na hora, bem cozidos e servidos quentes. “Além de observar as condições de higiene no local da venda e se o manipulador utiliza boas práticas. Evitar alimentos como maionese, molhos expostos sem refrigeração, carnes malpassadas, etc”, cita.
Sobre a Ebserh
O Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW-UFPB) faz parte da Rede Ebserh desde 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Por Felipe Monteiro, com colaboração de Jacqueline Santos