Notícias
TECNOLOGIA
Cadastro de colaboradores para acesso às catracas com biometria facial pode ser feito até 15 de setembro
João Pessoa (PB) – O cadastro de colaboradores do Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW-UFPB/Ebserh) para acesso às novas catracas pode ser feito até o dia 15 de setembro. O sistema permite a entrada através de reconhecimento facial e substitui os antigos equipamentos, os quais liberavam a entrada por meio de crachás. O objetivo é melhorar a segurança nas dependências do hospital-escola.
Para fazer o cadastramento, é necessário acessar um QR Code (para isso, o usuário deve estar logado na rede de internet do hospital) ou o link http://10.40.2.96/#/selfEntry e preencher um formulário com informações como nome completo, CPF, e-mail institucional e unidade de lotação. Também precisa inserir uma foto atualizada.
Também está sendo disponibilizado um suporte para cadastramento presencial na antiga sala de Triagem Covid localizada no corredor onde funciona a Unidade de Serviços Gerais. O interessado deve levar o aparelho de telefone celular. O serviço funciona no horário das 7h às 11h e das 12h às 15h30 de segunda-feira a sexta-feira.
Segundo o chefe do setor de Tecnologia da Informação e Saúde Digital, Samyr Delfino, todos os servidores (celetistas, estatutários e terceirizados), além de estudantes, residentes e professores, devem realizar o cadastro obrigatório. O novo sistema para controle de acesso no HULW utiliza tecnologia avançada, que disponibiliza leitor de face, leitor digital e leitor de QR Code. “No momento, iremos utilizar apenas o leitor facial. A nova tecnologia já está em funcionamento no Bloco Cirúrgico, possibilitando que apenas funcionários autorizados entrem no local”, citou.
“Considerando que estas catracas utilizam como forma de autenticação o reconhecimento facial e a biometria digital, solicitamos que todos os funcionários façam o cadastro no sistema, para que, dessa forma, possa ser liberado o acesso. As informações inseridas ficam armazenadas em uma base de dados e analisados por equipe da TI para posterior autorização”, explicou.
O projeto de modernização do controle de acesso dos servidores teve investimento de mais de R$ 1,2 milhão, entre aquisição de itens como as catracas com biometria digital, equipamentos de controle de acesso, gravadores NVR, Switches de rede, hacks e câmeras de segurança CFTV.
O HULW conta atualmente com quatro catracas para acesso dos mais de dois mil colaboradores, sendo duas próximas à recepção principal, uma em uma das entradas do Ambulatório e uma no corretor onde funciona a Unidade de Regulação Assistencial e Gestão da Informação Assistencial (antigo NIR).
Sobre a Ebserh
O Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW-UFPB) faz parte da Rede Ebserh desde 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 41 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Por Jacqueline Santos - Jornalista