Notícias
CUIDADO HUMANIZADO
Bebês internados na UCIN do HULW-UFPB ganham ensaio fotográfico de Natal
João Pessoa (PB) – Em comemoração ao Natal, a Unidade de Cuidados Intermediários Neonatais (UCIN) do Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW-UFPB/Ebserh) proporcionou um presente especial às mamães dos bebês internados. Visando trazer carinho e acolhimento, a equipe de enfermagem realizou um ensaio fotográfico natalino.
A ação, que no HULW já é tradição em datas comemorativas, tem sido uma forma de humanizar a assistência às famílias dos bebês que necessitam desse tipo de assistência. Oito crianças foram clicadas na própria Unidade pela técnica de enfermagem Walkiria Dantas e, com recursos da inteligência artificial, o cenário ganhou iluminação com pisca-pisca, árvore de Natal e presentes.
Mas o brilho ficou por conta, mesmo, dos pequenos pacientes, que receberam roupas e acessórios produzidos pela própria equipe da UCIN. As fantasias foram compostas por peças características da época como gorro do Papai Noel e vestidinhos e tiaras de Mamãe Noel. Para garantir a segurança dos recém-nascidos, os materiais foram higienizados, conforme preconizado pelo protocolo.
"Celebrar o Natal com mães e bebês internados na UCIN é levar esperança, acolhimento e amor a quem mais precisa, transformando este momento de resiliência em um gesto de cuidado e humanidade, reforçando nosso compromisso com o cuidado integral, conforto, e dignidade”, destaca a supervisora de enfermagem da UCIN, Karinna Lima.
Sobre a Ebserh
O Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW-UFPB) faz parte da Rede Ebserh desde 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Por Jacqueline Santos
Coordenadoria de Comunicação Social/Ebserh