Notícias
ENSINO E SAÚDE
MEC autoriza criação do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Criança e do Adolescente no HUJB-UFCG
Cajazeiras (PB) – O Ministério da Educação (MEC) autorizou a criação do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Criança e do Adolescente no Hospital Universitário Júlio Bandeira, da Universidade Federal de Campina Grande (HUJB-UFCG), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh). No total serão oferecidas oito vagas para profissionais das áreas de enfermagem, farmácia, nutrição e fisioterapia. Cada área terá duas vagas.
Para viabilidade de funcionamento e concessão de bolsas, o programa submeteu proposta para concorrer a edital de fomento das agências nacionais e dos ministérios competentes. Só após a conclusão desta etapa é que o edital de seleção será lançado.
“A aprovação deste programa representa um coroamento de ações que vem sendo empenhadas desde 2020, quando da construção do primeiro projeto pedagógico, o qual foi sendo aperfeiçoado até ser finalmente aprovado”, disse José Ferreira Lima Júnior, gerente de Ensino e Pesquisa do HUJB-UFCG.
De acordo com Thaise Brasileiro, chefe do Setor de Gestão de Ensino do hospital, é fundamental para o HUJB sediar um programa multiprofissional, sobretudo na área de saúde da criança e do adolescente, pois juntamente com o Programa de Residência Médica em Pediatria podem destacar o hospital como referência em saúde da criança. “Essa residência multiprofissional qualificará profissionais de várias áreas para atuação na Rede de Atenção à Saúde locorregional, agregando valor ao Sistema Único de Saúde (SUS)”, acrescenta Thaise Brasileiro.
Além desse programa multiprofissional, o HUJB possui três programas de residência médica: Medicina de Família e Comunidade, Pediatria, Ginecologia e Obstetrícia.
Sobre a Ebserh
O HUJB-UFCG faz parte da Rede Ebserh desde 2015. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.