Notícias
SEMANA JUBILAR
HUAC-UFCG/Ebserh celebra 75 anos com impacto regional e liderança em assistência, ensino e pesquisa em saúde na Paraíba
Campina Grande (PB) - O Hospital Universitário Alcides Carneiro (HUAC) celebrou seus 75 anos com uma programação especial realizada entre os dias 9 e 15 de dezembro. Ao longo da semana, foram realizadas atividades institucionais, culturais, religiosas e comemorativas, como exposição fotográfica, inaugurações — realizadas no dia 15 —, mutirão de atendimentos em saúde, apresentações culturais e musicais, além da entrega de honrarias
Entre os destaques da programação, esteve a apresentação do Coral Musical da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), sob a regência do maestro Vladimir Silva, realizada durante a sessão solene de abertura oficial, no dia 10. A agenda incluiu ainda a Celebração Religiosa Ecumênica e a Sessão Especial em homenagem ao HUAC na Câmara Municipal de Campina Grande, reafirmando a relevância histórica e social do hospital para a saúde pública, o ensino e a pesquisa.
Inaugurado em 1950, inicialmente voltado ao atendimento de servidores federais, o HUAC-UFCG/Ebserh evoluiu ao longo das décadas, ampliou seu perfil assistencial e se integrou progressivamente ao sistema de ensino superior. Hoje, sob gestão da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares, o hospital reafirma sua vocação histórica de cuidar, formar e inovar.
Atuação que alcança quase todo o estado
De janeiro até a primeira semana de dezembro de 2025, o HUAC realizou 94.157 consultas ambulatoriais, 3.899 internações, 322.200 exames laboratoriais — incluindo análises clínicas e patologia — e 3.665 cirurgias. A unidade ofertou atendimento em 43 especialidades médicas, contando com nove programas de residência médica e uma residência multiprofissional. No período, o hospital atendeu pacientes de Campina Grande e de outros 183 municípios, totalizando 184 municípios assistidos.
Os dados refletem a confiança da população e o papel estratégico do hospital como polo assistencial que ultrapassa os limites de Campina Grande, atendendo toda a região, incluindo áreas de alta complexidade.
Para ser atendido no HUAC-UFCG/Ebserh, o paciente precisa se dirigir à Unidade Básica de Saúde mais próxima da sua casa. Na UBS, é agendada a primeira consulta na especialidade de que o paciente necessita por meio do Sistema Nacional de Regulação, o SISREG, desenvolvido pelo SUS.
Aos chegar à UBS, o paciente precisa apresentar o cartão SUS para que a unidade de saúde providencie a marcação da consulta, seja no HUAC ou em outro estabelecimento de saúde conveniado ao SUS. Para saber mais sobre como ser atendido no Hospital Universitário Alcides Carneiro, acesse: https://www.gov.br/ebserh/pt-br/hospitais-universitarios/regiao-nordeste/huac-ufcg/acesso-a-informacao/programas-e-projetos/Carta_de_Servicos_aos_Usuarios_do_HUAC2025.pdf.
“O compromisso humanístico, os avanços técnicos e tecnológicos alcançados pelo HUAC-UFCG decorrem necessariamente do empenho e da abnegação dos atuais funcionários e de milhares de outros que por aqui passaram ao longo desses 75 anos. Os elogios que cotidianamente são registrados por cidadãos anônimos, usuários do SUS, de mais de 180 cidades da Paraíba, denotam a relevância social desta casa hospitalar e aumentam a responsabilidade dos seus gestores”, ressalta Romero Rodrigues, superintendente do HUAC-UFCG/Ebserh.
Estrutura robusta e especialidades estratégicas
Com 130 leitos ativos e 65 áreas de atuação médica, sendo 43 especialidades, o HUAC-UFCG/Ebserh oferece serviços essenciais ao SUS, com destaque para especialidades como: Alergia e Imunologia Pediátrica; Cardiologia e Cardiologia Pediátrica; Cirurgia Videolaparoscópica; Endocrinologia Pediátrica; Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista; Neonatologia; Oncologia Pediátrica; Radiologia Intervencionista; Ultrassonografia em Ginecologia e Obstetrícia; entre outras. O hospital também soma 1.112 colaboradores ativos — entre empregados efetivos, servidores, profissionais temporários e terceirizados — que garantem a continuidade e a qualidade da assistência.
Formação que fortalece o SUS
O HUAC é, ainda, campo essencial de formação em saúde. A instituição conta com nove programas de residência médica e um programa de residência multiprofissional, reunindo 94 residentes, supervisionados por 113 docentes e 138 preceptores. O hospital também recebe estudantes de Medicina e de outros cursos da área da saúde, contribuindo diretamente para a qualificação da força de trabalho do SUS e para o desenvolvimento científico da região.
75 anos de história e compromisso
Desde sua origem como Hospital Regional Alcides Carneiro, passando pelo período vinculado ao Inamps e pela incorporação às universidades federais, o HUAC se consolidou como centro de referência. Em 2015, com a adesão à Ebserh, a unidade fortaleceu sua estrutura de gestão, ampliando investimentos em ensino, pesquisa, inovação e assistência.
Ao completar 75 anos, o HUAC-UFCG reafirma seu compromisso com a saúde pública, com a formação de profissionais qualificados e com o desenvolvimento da Paraíba. O hospital segue avançando em tecnologia, estrutura e cuidado humanizado — sempre guiado pelo propósito de servir à população e fortalecer o Sistema Único de Saúde.
Sobre a Ebserh
O HUAC-UFCG faz parte da Rede Ebserh desde 2015. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma
gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.