Notícias
SUSTENTABILIDADE
HUAC-UFCG apresenta tetos orçamentários e Contratos Internos de Gestão para o exercício 2026
Campina Grande (PB) - O Hospital Universitário Alcides Carneiro da Universidade Federal de Campina Grande (HUAC-UFCG), da Rede Ebserh, realizou no último dia 21 de fevereiro de 2025, a Abertura e Apresentação dos Tetos Orçamentários para o exercício de 2026, além dos Contratos Internos de Gestão (CIG). O encontro reuniu gestores, chefias e servidores envolvidos na execução orçamentária da instituição.
A apresentação foi conduzida pelo Setor de Gestão Orçamentária e Financeira (SGOF), representado por Caio Filgueiras, e pela Unidade de Planejamento e Gestão Orçamentária (UPGO), com Gilmara Fonseca, sendo direcionada a gestores de contratos, requisitantes e chefias do hospital.
O evento contou com a participação da Gestão Administrativa, representada pela Chefe da Divisão Administrativa e Financeira (DAF), Luiza Claudia Macedo de Morais; da representante do Setor de Administração, Rosângela Leite; da Divisão de Logística e Infraestrutura Hospitalar (DLIH), Regina Vasconcelos; além dos titulares e substitutos dos CIGs e demais participantes da execução orçamentária.
Durante o encontro, foi apresentada a distribuição orçamentária prevista para o exercício de 2026, conforme validado e autorizado pelo Colegiado Executivo do HUAC-UFCG. Os dados resultam de levantamentos realizados junto aos requisitantes das áreas, processos licitatórios, elaboração do Plano Anual de Compras (PAC 2026) e reuniões de planejamento com os diversos setores do hospital.
Segundo a Chefe da Divisão Administrativa e Financeira do HUAC, Luiza Claudia Macedo de Morais, o planejamento orçamentário para 2026 está alinhado ao fortalecimento da sustentabilidade institucional. “Para o exercício de 2026, a instituição tem como objetivo estratégico o fortalecimento da sustentabilidade econômico-financeira do HUAC, por meio do monitoramento contínuo e qualificado dos contratos internos de gestão, assegurando maior controle, racionalidade e previsibilidade tanto das despesas quanto das receitas”, destacou.
A gestora ressaltou ainda que será promovida a revisão criteriosa de contratos administrativos selecionados, com foco na otimização dos recursos, identificação de ganhos de eficiência e mitigação de riscos orçamentários, sem prejuízo à qualidade, continuidade e segurança dos serviços assistenciais prestados.
De forma complementar, a conclusão da nova Contratualização do HUAC-UFCG/Ebserh com o Gestor SUS municipal foi destacada como ação estratégica prioritária. “Essa medida permitirá o realinhamento do financiamento à capacidade assistencial instalada do hospital, ampliando a cobertura das despesas operacionais e assegurando a incorporação da parcela fixa do PRHOSUS, com impacto direto na sustentabilidade institucional de médio e longo prazo”, completou.
Na ocasião, também foram apresentadas as novas estratégias do SGOF, voltadas à melhoria dos fluxos processuais, maior agilidade nos trâmites administrativos e fortalecimento do feedback e da integração com as áreas, contribuindo para uma gestão orçamentária cada vez mais eficiente.
Rede Ebserh
O HUAC faz parte da Rede Ebserh desde dezembro de 2015. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
A unidade de saúde é destaque regional na assistência à saúde desde 1950. Com atendimento público e contratualizado com o SUS desde 2006, o Hospital oferece assistência multiprofissional e interdisciplinar em áreas como: Infectologia, Endocrinologia, Pediatria, Oncopediatria, Genética Médica, Clínica Médica, Oncologia Clínica e Fisioterapia. Além disso, é campo de prática para estudantes de diferentes áreas da saúde, como Medicina, Enfermagem, Farmácia e Fisioterapia, que desenvolvem atividades de ensino, pesquisa e extensão.