Notícias
AVANÇOS
HUAC inicia jornada de 40 horas semanais em contrato de apoio administrativo a partir de março de 2026
Campina Grande (PB) - O Hospital Universitário Alcides Carneiro (HUAC) dará início, em março de 2026, a implementação da jornada de 40 horas semanais para 51 colaboradores do contrato de apoio administrativo.
A medida decorre do decreto do Governo Federal que estabeleceu a redução da jornada de trabalho no âmbito da administração pública federal. Embora a norma tenha sido direcionada inicialmente à administração direta, a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), alinhada às diretrizes federais e orientada pela Instrução Normativa SEGES/MGI nº 190/2024, o qual recomenda que suas unidades hospitalares analisassem os contratos vigentes para verificar a viabilidade de adequação.
Após análise técnica e administrativa, o HUAC confirmou que o contrato de apoio administrativo reúne as condições necessárias para a implementação da nova jornada, que passará a ser de 40 horas semanais.
Além de promover maior equilíbrio entre vida profissional e pessoal, a medida reforça o compromisso da Ebserh e do HUAC com políticas públicas que priorizam dignidade, bem-estar e qualidade no ambiente de trabalho. A implementação será realizada de forma planejada e responsável, garantindo a continuidade dos serviços prestados à população e mantendo a qualidade do atendimento.
A Chefe da Unidade de Suporte Operacional do HUAC, Eliane de Souza Santana, destacou sobre o impacto da mudança na vida do trabalhador terceirizado (dentro e fora do HUAC) "A redução da carga horária de 44h para 40h semanais para os postos de arquivista, recepcionista, auxiliar de documentação e encarregado (conforme INSTRUÇÃO NORMATIVA SEGES/MGI Nº 190/2024) abrange 51 postos de trabalho terceirizados, equiparando a jornada deles à dos empregados da Ebserh e diminuindo 20 horas mensais por colaborador. A medida, recomendada pela Ebserh (Portaria SEI nº 667/2025), garante mais tempo para lazer e convívio familiar, contando com adesão total das chefias e do Colegiado Executivo do HUAC."
Com essa iniciativa, o HUAC se posiciona como referência na adoção de políticas que conciliam eficiência administrativa e responsabilidade social, fortalecendo seu papel como hospital universitário comprometido com a excelência e com as pessoas que constroem diariamente sua história.
Sobre a Ebserh
O Hospital Universitário Alcides Carneiro da Universidade Federal de Campina Grande faz parte da Rede Ebserh desde dezembro de 2015. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.